HCFMB inaugura novas instalações do CIMED

0
1931

Na manhã desta quinta-feira (04), foi inaugurado oficialmente o novo espaço do Centro de Informática Médica (CIMED) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu, ao lado do Setor de Laudos Médicos. Depois de sete meses de espera e adaptações em um pequeno espaço, o CIMED retorna ao antigo local, que foi modernamente reestruturado e agora passa a contar com 327 metros quadrados e novas instalações.

O descerramento da placa contou com a presença do Superintendente do Hospital das Clínicas, Professor Doutor Emílio Carlos Curcelli; da Chefe de Gabinete, Professora Titular Dra. Irma de Godoy e do Diretor do CIMED, Marcelo Roberto Martins, além de toda a equipe de colaboradores do setor.

Na solenidade, o Superintendente afirmou que o novo espaço traz melhoria das condições do trabalho e mais infraestrutura e que o “surgimento” das novas instalações deve-se à competência e ao trabalho da equipe do CIMED. Já a Prof.ª Dr.ª Irma destacou o crescimento da equipe nos últimos anos e ressaltou um relacionamento muito próximo e carinhoso com o setor.

Por fim, o diretor do CIMED destacou o aumento do número de servidores e a triplicação do número de equipamentos desde 2009, e que a excelência no trabalho é o maior agradecimento que se possa oferecer à concessão do novo espaço.

Ainda segundo Martins, dentro do CIMED, há uma iniciativa interna chamada BEC (Bem-estar do CIMED), que propicia aos funcionários do setor, toda quinta-feira, uma rápida atividade paralela ao trabalho (meditação, pequenas gincanas, alongamento, entre outros), além de contribuir para a boa organização do ambiente. A cada seis meses, três integrantes da equipe do CIMED são eleitos para coordenar o BEC e, a cada semana, dois servidores planejam as atividades paralelas da semana seguinte. Além disso, segundo Martins, será feita uma sala de descanso, para que os funcionários possam se restabelecer em sua hora de almoço para retomar as suas atividades.

Sobre o CIMED

O Centro de Informática Médica (CIMED) foi inaugurado em 1988, com o objetivo de oferecer ao Hospital das Clínicas suporte tecnológico à assistência médica. Atuava na digitação de dados de pacientes, na guarda desses dados em meio magnético e no desenvolvimento de sistemas. Com o surgimento da Internet, foi criado, em 1995, o INFOMED (Informática da Medicina), responsável, dentre várias atividades, por atender as questões relacionadas à rede de dados na Faculdade de Medicina e Hospital das Clínicas. Em 2009, ocorre a junção das áreas CIMED e INFOMED, resultando na área atual.

Atualmente, o CIMED é composto por 24 profissionais, atuando nas áreas de desenvolvimento de sistema, suporte a sistemas terceirizados, infraestrutura de servidores, bancos de dados e redes lógicas, segurança de dados, imagens e registros gráficos, suporte a equipamentos de TI e usuários, além da realização de treinamentos. O CIMED atua no Hospital das Clínicas, no Hospital do Bairro, no Pronto Socorro Adulto Municipal (PSA), no Hospital Estadual Botucatu (HEB), no Pronto Socorro Pediátrico (PSP) e no SARAD (Serviço de Atenção de Referência em Álcool e Drogas), possuindo um sistema de alta tecnologia que contém o registro de cerca de 755 mil pacientes.

 

Maíra Masiero – Assessoria de Imprensa HCFMB                  

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here