HCFMB inaugura sala e galeria da Diretoria Clínica

0
822

Ainda dentro das atividades em comemoração ao Dia do Médico (18 de outubro), o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) promoveu na tarde desta quinta-feira (19) a inauguração da sala da Diretoria Clínica, que ainda servirá para reuniões do Núcleo de Bioética e Comissão de Ética Médica da instituição. Na oportunidade também foi descerrada a galeria de fotos dos ex-diretores clínicos do Hospital.

HCFMB inaugura sala de Diretoria Clínica

Acompanharam a cerimônia o superintendente do HCFMB, Dr. André Balbi; diretor da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB), Dr. Pasqual Barretti; presidente da Fundação para o Desenvolvimento Médico Hospitalar (Famesp), Prof. Dr. Antonio Rugolo Júnior; Dr. Marcello Laneza Felício e Dra. Laís Helena Navarro e Lima, respectivamente diretor e vice-diretora clínica da unidade; além dos ex-diretores clínicos e servidores do Hospital.

A Diretoria Clínica do HCFMB é o elo entre a superintendência e o corpo clínico do hospital, formado por cerca de 500 médicos (docentes, contratados e residentes). Ela deve fazer a gestão e supervisão da assistência médica, bem como assegurar condições dignas de trabalho e meios necessários à prática médica em favor da recuperação do paciente. Também responde perante ao Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) e atua junto à Auditoria e Conselho de Ética do hospital.

“A Diretoria Clínica sempre foi um desafio no contexto de saúde pública nacional. E o que a gente consegue perceber é que ela é muito atuante. Quando a gente solicita reuniões para intervir conflitos, os problemas acabam deixando de ser problemas e as soluções encontradas acabam fortalecendo e unindo mais os grupos de trabalho, especialidades diferentes, mas que tem um paciente em comum. E isso culmina num atendimento melhor e uma assistência de qualidade, minimizando erros”, afirma Felício.

“O fluxo de demanda é grande. E apesar da grandeza do hospital, são poucas as queixas. Temos um corpo clínico dedicado, comprometido, o que ajuda a gente procurar antecipar os problemas e buscar dentro das comissões e reuniões, a parte de organização e planejamento para minimizar possíveis ocorrências. Neste sentido, a Superintendência também tem nos apoiado bastante”, complementa o diretor clínico.

Galeria de diretores clínicos foi apresentada no evento

Dr. André Balbi, que foi diretor clínico do HCFMB de 2009 a 2011, enalteceu o papel de cada um dos diretores clínicos que já passaram pela instituição e reconhece que esta figura tem papel vital para manter o bom funcionamento dentro do fluxo do hospital.

“Para mim foi uma escola, que possibilitou conhecer bem o hospital e capacitar para que eu chegasse a ser Superintendente. Sem o diretor, o corpo clinico não tem uma forma de se manifestar. É essencial que esteja envolvido com o corpo clínico, com a assistência, e nos traga o que precisa para uma atuação mais efetiva junto aos nossos pacientes”, destaca.

Relação de diretores e vice-diretores clínicos do HCFMB

– Dr. Celso Vieira de Souza Leite e Dr. Carlos Antonio Caramori (12 março de 2003 até 21 de junho de 2005)

– Dra. Sumaia Inaty Smaira e Dr. José Carlos Christovan (21 de junho de 2005 até 19 de junho de 2009)

– Dr. André Luis Balbi e Dr Marcone Lima Sobreira (19 de junho de 2009 até 15 de julho de 2011)

– Dr. Jose Carlos Souza Trindade Filho e Dr. Geraldo Henrique S. da Silva (15 de junho de 2011 até 18 de outubro de 2012)

– Dr. Geraldo Henrique S. da Silva e Dr. Jorge Nahas Neto (18 de outubro de 2012 até 19 de outubro de 2014)

– Dr. Jorge Nahas Neto e Dr. Geraldo Henrique S. da Silva (20 de outubro de 2014 até 14 de outubro de 2016)

– Dr. Marcello Laneza Felício e Dra. Laís Helena Navarro e Lima (14 de outubro de 2016 até outubro 2018)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here