HCFMB lança manual de orientação sobre contrato SUS

0
514

Na tarde desta quinta-feira, 23, o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) apresentou, durante reunião de chefes de Serviços Médicos, o manual de contratualização do SUS, elaborado pelos Núcleos de Produção e de Faturamento do Departamento de Auditoria e Informações em Saúde, que orientará os serviços sobre os compromissos e metas específicas para assistência ao paciente do Sistema Único de Saúde (SUS). Uma cópia do manual foi entregue a cada um dos presentes.

A diretora do Departamento de Auditoria e Informações em Saúde, Dr.ª Maria Regina Pires Uliana, fez uma apresentação destacando as principais características do manual como, dentre outras informações, as principais metas do HCFMB no contrato SUS, um glossário de termos importantes, o tipo de atendimento a ser prestado e o grupo de municípios de referência dos serviços internos do Hospital que possuem pactuações específicas.

“Foram cerca de seis meses de trabalho para elaborar este conteúdo, que tem o objetivo de conscientizar a equipe médica sobre os compromissos e metas que temos com o SUS, sobre a importância de sermos responsáveis por uma parcela da população e para que os profissionais se orientem quanto ao funcionamento da assistência no SUS”, afirma.

Segundo Dr.ª Maria Regina, o manual é muito importante para o corpo clínico e, especialmente, para os residentes em formação que atuam no HCFMB. “Destacamos o papel do Hospital no SUS, responsável pelo atendimento de média e alta complexidade, enquanto os municípios acompanham seus pacientes na atenção básica”, diz.

O chefe de gabinete do HCFMB, Dr. José Carlos Souza Trindade Filho, e a diretora do Departamento de Assistência à Saúde, Dra. Érika Ortolan, parabenizaram toda a equipe pelo material. “O desenvolvimento deste manual tem o objetivo de sanar dúvidas que todo mundo tem sobre o contrato SUS, sendo uma fonte de pesquisa rápida para as especialidades”, destacou Dra. Érika.

Além da versão impressa, o conteúdo já está disponível na página inicial do Sistema HCFMB. “Pretendemos no próximo ano, elaborar um segundo manual nos mesmos moldes, voltado para as equipes multiprofissionais, além do Laboratório Clínico e do Hemocentro”, finalizou Dra. Regina.

 

Maíra Masiero – Núcleo de Comunicação, Imprensa e Marketing HCFMB

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here