HCFMB lança Manual Dietético para Pacientes Ostomizados

0
3408

A nutricionista do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB), Fabiana Lourenço Costa, em seu período da Residência Multiprofissional em Saúde do Adulto e Idoso; sob orientação das professoras do Departamento de Enfermagem da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB), Dra. Magda Cristina Queiroz Dell’Acqua e Dra. Silvia Justina Papini, elaborou um guia informativo chamado “Manual Dietético para Pacientes Ostomizados”.

O guia, também criado com o apoio das nutricionistas Letícia Calicchio, Larissa Godoy e da enfermeira Ticiane Matos, contém informações gerais de fácil entendimento sobre alimentação saudável, e como a pessoa portadora de estomia (abertura cirúrgica que permite a comunicação entre um órgão interno e meio exterior) pode ter uma nutrição adequada, controlando seus sintomas gastrointestinais mais comuns.

Fabiana Costa explica que o manual foi feito pensando em auxiliar o paciente após a cirurgia. “Após iniciar os atendimentos aos pacientes no Núcleo de Assistência ao Ostomizado, observamos uma grande preocupação e alguns tabus às restrições alimentares, muitas vezes desnecessárias. Nosso objetivo é estimular o auto-cuidado desse paciente”, disse.

Dra. Silvia Papini complementa. “Nosso intuito foi esclarecer as dúvidas mais frequentes, orientando esse paciente e ajudando nas melhores escolhas para compor sua alimentação após o processo”, explicou.

Marina Nogueira Berbel Bufarah, diretora do Serviço Técnico de Nutrição e Dietética do HCFMB, elogia a iniciativa.  “A Residência Multiprofissional em Saúde do Adulto e do Idoso, realizada em parceria entre o HC e a FMB, mais uma vez viabilizou através da prática e teoria adquiridas pelos residentes, a elaboração de um material didático e prático que contribui muito para melhorar cada vez mais a qualidade de vida desses pacientes”, finalizou.

O trabalho foi realizado em conjunto pelo Departamento de Enfermagem da FMB, pelo Programa de Residência Multiprofissional em Saúde do Adulto e do Idoso do HCFMB e pelo Núcleo de Educação à Distância e Tecnologias da Informação em Saúde (NEAD.TIS) da FMB.

Clique aqui para baixar o manual!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here