HCFMB oferece módulo online para aprimorar registro de procedimentos no Sistema MV

0
114

A partir deste ano, o Departamento de Auditoria e Informações em Saúde do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB), com o apoio do Departamento de Gestão de Atividades Acadêmicas (DGAA), ministra uma aula aos alunos dos Cursos de Residência e de Especialização na Área da Saúde, com o intuito de orientálos sobre as melhores práticas de lançamento de informações / procedimentos no Sistema de Informação Hospitalar do HCFMB.

Segundo a Gerente de Faturamento, Produção e Informações em Saúde, Elaine Joaquim, a necessidade deste curso, ministrado durante a disciplina de Práticas Hospitalares, já era discutida há algum tempo por conta do desconhecimento, por parte da comunidade acadêmica, da política dos convênios de saúde. “Queremos contribuir com a formação profissional dos residentes e especializandos, oferecendo o conhecimento que será indispensável no desempenho de sua carreira e, com isso, tornar ainda mais compatível a relação entre a assistência prestada e o faturamento”.

Tela inicial do módulo de Faturamento Hospitalar

Dentre os assuntos tratados na aula, estão: a estrutura e as formas de navegação no Sistema de Gerenciamento da Tabela SUS – SIGTAP; princípios do SUS; regiões de Saúde no Estado de São Paulo; Faturamento do HCFMB e seus convênios (SUS, IAMSPE, dentre outros); ferramentas para registro de procedimentos assistenciais; informações obrigatórias (evoluções e prescrições diárias, aviso cirúrgico, descrição cirúrgica, CID, resumo de alta e declaração de óbito), além das obrigações éticas do médico quanto ao registro no prontuário do paciente. Para facilitar o aprendizado, a aula contém vídeos e textos de apoio.

Para a Diretora do Departamento de Auditoria e Informações em Saúde, Patrícia Guarnieri Frazão, a expectativa é que haja mudanças de procedimentos, a partir da conclusão das aulas por todos os residentes e especializandos. “Para o segundo semestre deste ano, estamos planejando o lançamento do nível avançado do curso, abordando temas da internação clínica e cirúrgica. Este projeto conta com o empenho e a colaboração de toda a equipe dos Núcleos de Faturamento SUS, Auditoria de Faturamento SUS e Convênio SUS e CNES para o alcance do resultado esperado”, encerra.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here