HCFMB promove 2º módulo de curso de Endoscopia Terapêutica

0
727

Dando continuidade ao curso avançado de Endoscopia Terapêutica, o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) realizou, nos dias 24 e 25 de agosto, o segundo módulo, com o tema Vias Biliares.

O curso é organizado pelo Serviço de Endoscopia Diagnóstica e Terapêutica e pelo Núcleo de Eventos Científicos do Departamento de Gestão de Atividades Acadêmicas (DGAA) do HCFMB e tem o apoio da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (SOBED), do Centro de Informática Médica (CIMED) do HC, da Diretoria Técnica de Informática (DTI) da FMB e de empresas parceiras.

Este módulo contou com as presenças do presidente nacional da SOBED 2017/2018, Dr. Flávio Hayato Ejima, e do presidente da Sociedade Paulista de Endoscopia Digestiva, Dr. Gustavo Andrade de Paulo, que também é responsável pelo Serviço de Endoscopia Digestiva do Hospital Israelita Albert Einstein.

Dr. Flávio fala da satisfação em estar presente neste curso. “Fico feliz de estar aqui e desenvolver cursos de aprendizado e de ensino dentro do meu trabalho na Sociedade. É uma iniciativa muito válida neste aspecto. O HCFMB é excelente e o Serviço de Endoscopia daqui é muito bom”, diz.

O responsável médico da Endoscopia do HCFMB, Dr. Cássio Vieira de Oliveira, comentou sobre o módulo e agradeceu a todos que contribuíram para o êxito do curso. “Este curso tem a finalidade de trazer endoscopistas renomados para compartilhar conhecimentos. A missão agora no HC é evoluir para técnicas avançadas e minimamente invasivas, para a capacitação dos residentes e para que os pacientes sejam beneficiados com o melhor tratamento disponível”, destaca.

O curso abordou diversos temas sobre Endoscopia Biliopancreática Básica (tópicos sobre equipamentos e acessórios; anatomia; cateterismo das vias biliares e eventos adversos) e Endoscopia Biliopancreática Terapêutica (tópicos sobre coledocolitiase, cálculo biliar difícil, uso do spyglass, estenoses biliares benignas e malignas). Além de Dr. Flávio e Dr. Gustavo, participaram das aulas os médicos do Setor de Endoscopia do HCFMB Dr. Walmar Kerche de Oliveira e Dr. Daniel Shyroma, além da médica do Hospital Estadual de Bauru, Dr.ª Eliane A. Trentini.

Já no sábado, 25, o público discutiu casos clínicos, transmitidos ao vivo do setor de Hemodinâmica do Hospital, no auditório do Hemocentro.

Segundo os organizadores, um dos legados do curso foi a realização dos primeiros procedimentos endoscópicos com a técnica de Dissecção Endoscópica Submucosa (ESD), no Setor de Endoscopia e no Centro Cirúrgico do HCFMB.

O próximo módulo do curso será nos dias 28 e 29 de setembro, com o tema “Próteses Endoscópicas”, e as inscrições serão abertas nos próximos dias. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (14) 3811-6160.

Tadeu Nunes (4toques Comunicação) e Maíra Masiero – Núcleo de Comunicação, Imprensa e Marketing HCFMB

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here