HCFMB promove palestra sobre “Avaliação e Terapia do Processamento Auditivo”

0
426

Foi realizado no Anfiteatro da Patologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (HCFMB), o evento “Avaliação e Terapia do Processamento Auditivo – Interface com a Família e a Escola”. A organização foi do HCFMB, por meio de seu Núcleo de Eventos Científicos e do Serviço de Fonoaudiologia, e também da Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB).  Na plateia estavam fonoaudiólogos, profissionais da área da saúde, professores e outros especialistas interessados no assunto.

Na parte da manhã, as palestras foram feitas pela fonoaudióloga e mestre em Neurociências pelo Instituto de Psicologia (IP/USP), Janaína Regina Bosso. O primeiro assunto abordado foi “Princípios Básicos da Avaliação do Processo Auditivo Central”. Janaína falou sobre os processos auditivos desde o momento da audição até o momento em que o cérebro decodifica essa linguagem. “O processamento auditivo é muito mais que só a audição. É um processo multissensorial que envolve fatores associados de linguagem visual, motores, entre outros”, explicou Janaína. Dentro disso, também foram apresentados métodos de como descobrir e avaliar os transtornos auditivos.

Em seguida, Janaína abordou o tema “Treinamento Auditivo Acusticamente Controlado”, e apresentou alguns materiais que são utilizados no processo de treinamento para uma reabilitação auditiva, como fones especializados, softwares, entre outros.

Os temas “Como interpretar os exames do paciente – Discussão de Casos Clínicos” e “Interface do paciente com alterações de voz, fluência e deficiência auditiva” foram ministradas pela fonoaudióloga da Unifesp, Vera Lúcia Garcia. Os participantes dividiram conhecimentos nos casos relatados e discutiram os tratamentos mais atuais.

Juliana Pinheiro – 4toques comunicação

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here