HCFMB realiza Encontro Multiprofissional de Atendimento ao AVC

0
692

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) realizou na última segunda-feira, 30, o Encontro Multiprofissional de Atendimento ao Acidente Vascular Cerebral (AVC), promovido pelo Núcleo de Eventos Científicos do Departamento de Gestão de Atividades Acadêmicas (DGAA), pelo Departamento de Neurologia, Psicologia e Psiquiatria da FMB e pela Unidade de AVC do HCFMB.

O objetivo do evento foi atualizar os conhecimentos em relação aos facilitadores e dificultadores do atendimento pré-hospitalar e hospitalar no AVC a médicos, residentes, graduandos, pós-graduandos e profissionais da área da saúde.

Dr Rodrigo Bazan e o superintendente Dr. André Balbi
participam da abertura do evento

Fizeram parte da mesa de abertura o superintendente do HCFMB Dr. André Balbi e coordenador da Unidade de AVC Dr. Rodrigo Bazan. Durante o evento, foram apresentados dados gerais do AVC no Brasil, seus fatores de risco, o funcionamento do serviço da Unidade de AVC do HCFMB, além da discussão de casos clínicos.

Professores renomados discutiram com os participantes o tema “Benefícios e desafios do atendimento das unidades de AVC”: o médico neurovascular do HCFMB, Dr. Gabriel Módolo; a coordenadora do serviço de neurologia do Hospital de Base Bauru / Famesp, Dra. Marcia Alves; a coordenadora da unidade de AVC do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, Dra. Milene Camilo e o coordenador do serviço de neurovascular da Unicamp,  Wagner Avellar .

Mesa redonda discutiu temas relacionados ao AVC

Após a primeira mesa redonda, o paciente do HCFMB Cláudio Pereira de Souza fez uma linda apresentação musical voz e violão aos presentes.

A segunda roda de discussão teve como tema “Abordagem multiprofissional no atendimento ao paciente com AVC”, e contou com a participação da enfermeira Natália Cristina Ferreira; da fisioterapeuta Evelin Roberta Silva Dalle Molle; da fonoaudióloga Priscila Watson Ribeiro; da nutricionista Juli Thomaz de Souza; da psicóloga Bruna Giovana Buesso da Silva e da Terapeuta Natália Andrade de Camargo. A conversa foi moderada pela neurologista da Unicamp, Dra. Simone Nascimento.

Foi apresentado o caso clínico do paciente do HCFMB Clodoaldo Campos Lopes, que no final da discussão, relatou sua experiência, emocionado.

Dr. Rodrigo Bazan agradeceu a organização do evento, que finalizou as comemorações da Semana Mundial do AVC. “É muito importante lembrar que existe tratamento para o AVC. Nosso intuito é promover a prevenção do AVC .

Balbi comentou a importância da realização do evento. “O HCFMB está sempre inovando, buscando coisas novas, para manter o atendimento de excelência ao paciente. Parabéns a toda equipe pelo evento de conscientização e prevenção ao AVC”, finaliza.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here