HCFMB realiza I Seminário de Aprimoramento da Enfermagem Obstétrica

0
522

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB), por meio do Núcleo de Eventos Científicos do Departamento de Gestão de Atividades Acadêmicas (DGAA), promoveu na última terça-feira, 21, o I Seminário de Aprimoramento da Enfermagem Obstétrica.

A abertura do evento foi realizada pelo Dr. José Carlos Souza Trindade Filho, Chefe de Gabinete do HCFMB, que  ressaltou a importância da inserção do projeto Apice On nas políticas de saúde. Karla Caldeira, membro da Equipe do Curso de Aprimoramento para Enfermeiras Obstetras do Hospital Sofia Feldman – Belo Horizonte/MG, falou sobre a formação em Enfermagem Obstétrica e também contou um pouco da história do surgimento do Projeto Apice On.

Milena Temer Jamas, do Departamento de Enfermagem da Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB); Erica Lobato Acaui Ribeiro e Juliana Louíse Ibiapino, ambas da Maternidade do Hospital Materno Infantil de Marília/SP, compartilharam as experiências durante o curso de Aprimoramento em Enfermagem Obstétrica, que realizaram no Hospital Sofia Feldman.

Já Sandra Regina Antoniete Neves Cason, membro da Associação Brasileira de Obstetrizes e Enfermeiras Obstetras do Estado de São Paulo – ABENFO -SP, afirmou que os profissionais precisam de qualificação. “O papel do Ápice On é fornecer a assistência desde o início da gravidez para que a mortalidade materno-infantil seja reduzida. A mortalidade materna depende substancialmente da qualidade dessa assistência e o cuidado vem desde o pré-natal”, observou.

As enfermeiras do HCFMB Rita de Cássia Almeida Dezan e Ticiane Figueiredo de Lima explicaram sobre o funcionamento do  Pronto Atendimento da Mulher (PA da Mulher) e sobre o Centro Obstétrico (CO). A enfermeira chefe da Maternidade do HCFMB, Beatriz Franco Serafim abordou os benefícios que a implantação do Projeto Ápice No Hospital Estadual de Botucatu (HEBO), o projeto Ápice On já foi implantado . Para finalizar, Sintia Nascimento, enfermeira do Hospital Sofia Feldman – Belo Horizonte/BH, tratou das diversas condutas que podem ser tomadas no momento em que a mulher está na ala obstétrica.

Sobre o Apice On

O projeto é uma iniciativa do Ministério da Saúde, implementada em hospitais de ensino e pesquisa, que qualifica os processos de atenção, gestão e formação relativos ao parto, nascimento e ao abortamento nos hospitais, por meio de um modelo baseado em evidências científicas, humanização, segurança e garantia de direitos.

Juliana Pinheiro e Mariana Camargo – 4toques Comunicação 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here