HCFMB realiza treinamento sobre Práticas Transfusionais e Segurança do Paciente

0
1593

De 12 a 16 de março, o Núcleo de Capacitação e Desenvolvimento de Recursos Humanos (NUCADE-RH), a Gerência de Enfermagem e o Comitê Transfusional do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) realizaram um treinamento sobre Práticas Transfusionais e Segurança do Paciente, na Casa do Servidor.

Equipe do Hemocentro presente na capacitação

Toda a equipe de enfermagem do Hospital, dividida em sete turmas, foi envolvida neste treinamento, com o objetivo de capacitar os funcionários sobre os procedimentos de um ato transfusional seguro. O treinamento foi ministrado pela biomédica Dr.ª Patrícia Carvalho Garcia, do Hemocentro do HCFMB.

Entre outros assuntos abordados, comentou-se sobre a mudança na requisição de hemocomponentes para transfusão, além de dados sobre a constituição do sangue, importância de seu uso e a sua preservação correta até a instalação no receptor, seguindo as normas de biossegurança sempre com identificação positiva.

A palestrante comentou sobre a importância desta capacitação para a equipe de enfermagem que, realizando o gerenciamento do processo com eficiência, pode minimizar significativamente os riscos ao paciente. “Os profissionais envolvidos no ato transfusional precisam receber treinamentos para prevenir, identificar, abordar e tratar possíveis reações transfusionais. Nosso trabalho é conscientizar todas as pessoas, desde os doadores até as equipes assistenciais, para que o processo transfusional seja feito com segurança e qualidade”, afirma.

Este treinamento foi norteado pelo lançamento da 2ª edição do e-book “Manual de transfusão para Enfermagem”, escrito pela Dr.ª Patrícia e pelo vice-coordenador do Hemocentro, Dr. Pedro Bonequini Júnior. O manual foi distribuído a todos os presentes no treinamento e o e-book na íntegra pode ser visto clicando aqui!

Núcleo de Comunicação, Imprensa e Marketing HCFMB

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here