HCFMB recebe palestra sobre Judicialização da Saúde

0
624

Na última segunda, 25, o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) realizou uma palestra sobre “A Judicialização da Saúde – uma visão geral do Estado e enfrentamento da situação”, com o intuito de proporcionar esclarecimentos e melhor orientação ao corpo clínico e gestores do Hospital.

Neste dia, a responsável pela Coordenação de Demandas Estratégicas do SUS (CODES), Dra. Paula Sue Facundo de Siqueira, mostrou os vários interesses envolvidos nas ações de judicialização (pacientes, cidadãos, juízes, gestores da Saúde, empresas e consumidores), sob a ótica das pirâmides do Direito e das evidências científicas.

Além disso, foram abordados temas como o panorama atual desta conjuntura, as consequências judiciais na saúde pública, os princípios de alocação de recursos e algumas estratégias para o trato da judicialização. “Falar do SUS, da judicialização e do enfrentamento deste ponto é um tema complexo. O intuito é contextualizar a sociedade como um todo neste problema, pois ele é plural, e não somente do gestor”, afirmou Dra. Paula

Após a palestra, Dra. Paula Sue, o superintendente do HCFMB, Dr. André Balbi, e o Juiz Federal da 1º Vara Federal de Botucatu – Seção Judiciária de São Paulo – Dr. Mauro Salles Ferreira Leite, compuseram a mesa e o público presente pode fazer seus questionamentos sobre o tema.

“O HCFMB vem identificando uma necessidade de melhor entendimento sobre o financiamento do SUS em prescrições médicas de alto custo. Iniciativas como esta nos ajudam a reforçar nosso compromisso social de melhorar a Saúde Pública”, finalizou Balbi.

Núcleo de Comunicação, Imprensa e Marketing HCFMB

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here