HCFMB sedia Simpósio Regional de Atendimento ao AVC

0
385

A Unidade de AVC (UAVC) e o Núcleo de Eventos Científicos do Departamento de Gestão de Atividades Acadêmicas (DGAA) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) promoveram, no último dia 4, o Simpósio Regional de Atendimento ao Acidente Vascular Cerebral (AVC): Reconhecimento e Tratamento Inicial do AVC para a Rede de Assistência Primária SAMU de Botucatu e Região.

O evento, realizado no Salão Nobre da FMB, teve o apoio da indústria Medtronic e do Departamento Regional de Saúde de Bauru (DRS VI), sendo voltado para estudantes, residentes e profissionais da Saúde com o intuito de aprimorar as equipes para o cuidado com esta doença.

Dentre os temas abordados neste Simpósio, estavam: a atuação da rede de atenção ao AVC; a importância do diagnóstico rápido da doença; o atendimento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) nestes casos; a terapia de revascularização cerebral; o que é importante na pós-internação por AVC; os cuidados paliativos e a gestão de atendimento da doença, além da apresentação de casos clínicos e do Manual de Orientações Multidisciplinares, pioneiro no interior paulista e lançado pela UAVC no segundo semestre de 2019.

O Coordenador da Unidade de AVC do HCFMB, Dr. Rodrigo Bazan, afirmou que a multidisciplinaridade no atendimento ao AVC (Fonoaudiologia, Psicologia, Assistência Social, Terapia Ocupacional, Enfermagem, Fisioterapia e Nutrição) é fundamental para o sucesso do tratamento. “Além da questão acadêmica, o foco deste evento é capacitar a rede de atendimento de Botucatu e região, revisando os indicadores e as linhas de cuidado, desde as condutas pré-hospitalares à alta do paciente. Muitos pacientes ficam com seqüelas importantes da doença e, por isso, a rede precisa ser capacitada para recebê-los em suas respectivas cidades, consolidando os atendimentos médicos e os cuidados multiprofissionais que o paciente tanto precisa”, finaliza.

Núcleo de Comunicação, Imprensa e Marketing HC | FMB

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here