HCFMB sedia Treinamento de Trabalho em Altura

0
1205

No dia 06 de setembro, servidores participaram de um treinamento sobre Trabalho em Altura, com duração de oito horas, feito pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB), em parceria com o Núcleo de Capacitação e Desenvolvimento de Recursos Humanos (NUCADE-RH). O palestrante e facilitador do conteúdo foi o Bombeiro Civil do SESMT Eric Pita Capelup e participaram cerca de 30 pessoas, entre funcionários do AME de Tupã (Famesp), do Centro Tecnológico e Engenharia Clínica da Famesp (CETEC), Limpadora Centro, Active, ATPE e SESMT HC, além do SESMT da Famesp.

Dividido em partes teóricas e práticas, o conteúdo do treinamento foi embasado na Norma Regulamentadora (NR) 35, do Ministério do Trabalho, que estabelece os requisitos mínimos de proteção para o trabalho em altura, garantindo a segurança aos trabalhadores que, direta ou indiretamente, lidam com atividades deste tipo. Rafael Ribeiro Padula, estagiário de Engenharia de Segurança do Trabalho do SESMT HC, ressalta que é considerado trabalho em altura toda atividade executada acima de 2m do nível inferior, em que haja risco de queda.

O Diretor do SESMT do HCFMB, João Cruz, também comentou sobre o treinamento sob a ótica da Segurança do Trabalho. “É de extrema importância que os funcionários que exercem atividades em altura acima de 2 metros saibam os riscos a que estão expostos e, principalmente, as respectivas medidas que devem ser tomadas para evitar qualquer tipo de incidente ou acidente que, na maioria das ocorrências, pode ser fatal”.

Lázaro Francisco Barbosa Filho, técnico em manutenção do AME de Tupã e um dos participantes do Treinamento, elogiou as atividades: “Foi um curso muito proveitoso, muito bom mesmo, um aprendizado que vou levar para sempre”.

Segundo João Cruz, este treinamento vale por dois anos e traz benefícios para o trabalho dos funcionários e para o Hospital. “Um treinamento como este é um ganho para todos os participantes e, principalmente, para o HC, que assegura a integridade física de cada trabalhador do Complexo Autárquico, seja dos funcionários diretos ou das empresas parceiras que prestam serviço nas dependências do Hospital”.

Núcleo de Comunicação, Imprensa e Marketing HCFMB

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here