HCFMB treina funcionários para formarem Brigada de Incêndio avançada

0
1217

O Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB), em parceria com o Núcleo de Capacitação e Desenvolvimento de Recursos Humanos (NUCADE-RH), ofereceu um treinamento de Brigada de Incêndio Avançada para funcionários da Faqui Segurança e da Active Engenharia, duas empresas terceirizadas que atuam no Hospital.

Funcionários da Active e da Faqui participaram de treinamento ministrado pelo SESMT

Estes treinamentos ocorreram nos meses de novembro e dezembro e envolveram mais de 50 colaboradores, com o objetivo de capacitá-los para o atendimento de emergência e no combate a focos de incêndios. Tal treinamento foi diferenciado dos demais e a prática ocorreu dentro de uma enfermaria desativada (antiga Psiquiatria).

No local do simulado, havia “vítimas” e foi feito o uso de extintores e hidrantes, sendo necessária a evacuação dos “pacientes” e, para isso, foi realizado o pranchamento das vítimas e a descida destas por escadas. “O aprimoramento técnico demonstrou para os brigadistas a dificuldade que se tem para a evacuação de usuários em uma área hospitalar, em que a baixa visibilidade ocasionada pela fumaça, associada a pacientes com mobilidades reduzidas, dificulta muito a retirada de pacientes e traz um novo risco para eles”, afirma Rafael Ribeiro Padula, estagiário do SESMT em Engenharia de Segurança do Trabalho.

Fábio Suraci Pichiotti, Engenheiro de Segurança do Trabalho do SESMT, explica as diferenças entre este treinamento e o que é oferecido aos demais colaboradores. “Optamos por realizar um treinamento dentro de uma enfermaria para esse grupo de trabalhadores pelo fato de possuírem rádio de comunicação entre eles e com um dos bombeiros civis do HC (Alex Amaral Soler ou Eric Pita Capelup), e  por esses funcionários transitarem por todo o hospital possuindo, assim, grande chance de presenciarem o sinistro”.

O treinamento dos funcionários da Faqui e da Active contou com a colaboração de diversos funcionários atuando como “vítimas” e com a ajuda de vários setores: ATPE, Gerência de Enfermagem, Departamento de Assistência a Saúde, Compras, RH e da empresa terceirizada Limpadora Centro.

Maíra Masiero – Núcleo de Comunicação, Imprensa e Marketing HCFMB

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here