Hemocentro do HCFMB comemora Dia Nacional do Doador de Sangue e recebe homenagem na Câmara Municipal

0
998

Durante toda a semana (24 a 29 de novembro) o Hemocentro do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) está em festa. Nesta terça-feira (25) é comemorado o Dia Nacional do Doador de Sangue, e para celebrar foi realizada uma solenidade com culto ecumênico, e uma homenagem aos doadores colaboradores e às instituições que trabalham em parceria com o Hemocentro.

Também na ocasião foi apresentado um vídeo institucional do Hemocentro, mostrando tudo que é produzido, todos os setores e funcionários que trabalham para que não falte sangue no HCFMB e na região.

“Todo dia é dia do doador de sangue, porque nós necessitamos do doador de sangue todos os dias que o hemocentro estiver aberto, porque não adianta nós termos 200 doadores em um dia, e no restante da semana ficarmos sem um doador. Isso se deve porque o sangue coletado vai ser feito todos os exames e  são utilizados nos nossos pacientes da quimioterapia, da oncologia, das unidades de terapia intensiva (UTIs), todas, nas enfermarias, no centro cirúrgico e na nossa região, porque somos o coração da região. Só tenho a agradecer aos doadores e aos captadores que nos ajudam solidariamente”, explica José Mauro Zanin, coordenador do hemocentro.

O hemocentro passa por três auditorias anualmente e está sempre tirando notas máximas em seus departamentos, são elas: da Vigilância Sanitária, do Ministério da Saúde e da Hemobras (fundação estatal para desenvolver produtos médicos oriundos do sangue humano) um dos medicamentos mais caros da indústria farmacêutica e na qual o Brasil vai ter sua primeira indústria e o hemocentro de Botucatu é fornecedor do plasma que é a matéria prima para fazer esses medicamentos.

“Em nome de todos nós servidores do hemocentro do HC, eu gostaria de agradecer a todos os doadores, a todas as entidades que participam das nossas campanhas”, conclui Zanin.

Participaram da solenidade diretores do HCFMB, Bombeiros Civis, Tiro de Guerra 02-048 de Botucatu, Lions de São Manuel, Lions de Conchas, Rotary Cidade Alta e Bons Ares de Botucatu.

Na última segunda-feira (24) vereadores da Câmara de Botucatu homenagearam o Hemocentro de Botucatu nas pessoas de um doador de sangue, outro de plaqueta e a família de uma doadora de órgãos e córnea.

Para doar sangue é preciso estar com a saúde em dia e levar um documento com foto. O Hemocentro de Botucatu funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h30 e aos sábados das 7h às 13 horas. Mais informações através dos telefones (14) 3814-8004 ou (14) 3811-6041, ramal 240.

Mariana Andrade – Assessoria de Comunicação e Imprensa HCFMB

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here