Investimentos no orçamento marcam os 6 anos de autarquização do HCFMB

0
1012

Diretor relata sobre mudanças orçamentárias ocorridas no Hospital

Dando continuidade à série especial de 6 anos de autarquização do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB), o Diretor do Departamento Econômico, Financeiro e Contábil, Dr. João Henrique de Castro, conta um pouco sobre as mudanças ocorridas em relação a orçamento nestes últimos 6 anos, ressaltando os desafios superados desde 2010 até os dias atuais.

“Antes, o Departamento Econômico, Financeiro e Contábil funcionava usando o orçamento destinado pela Faculdade de Medicina e, depois que conseguiu a autarquização em 2010, no ano seguinte, iniciou-se a instalação deste e de todos os Departamentos dentro da autarquia. Quando cheguei, o Departamento estava começando e, a partir daí, foi reestruturado, ampliado e houve a capacitação de toda a equipe técnica.

Inicialmente, tínhamos um orçamento muito pequeno e foi um começo muito difícil, porque era uma equipe nova, mas nosso objetivo foi sempre visar um orçamento compatível com o nosso atendimento e a nossa demanda da parte assistencial, lembrando que aqui é um Hospital de ensino, pesquisa e formação de pessoas e profissionais. Aos poucos, o Hospital foi ampliando o orçamento e, hoje, temos um aumento significativo. O Hospital passou por momentos de dificuldade mas, neste período de autarquização, houve condições, por exemplo, de ampliar o quadro de funcionários.

Temos que cumprir o nosso papel de estar, cada vez mais, buscando e mostrando a necessidade do HC. Partimos de um ponto em que o Hospital estava defasado, do ponto de vista de equipamentos e tecnologias, e conseguimos recursos importantes para a ampliação de nosso parque tecnológico e para a melhoria de nossos materiais de consumo.

A Autarquia foi e é importante para nós, mas creio que nós não podemos perder o laço que nos une com a FMB e com a Fundação [Famesp] que nos ampara muito. A responsabilidade dos gestores tem que ser grande em reconhecer que precisamos estar sempre juntos. Separamos da instituição, mas estamos juntos porque o objetivo é um só. A Autarquia está de parabéns por mais um aniversário e estamos lutando para melhorar cada vez mais.”

Núcleo de Comunicação, Imprensa e Marketing HCFMB

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here