Núcleo de Patrimônio do HCFMB lança novo manual de procedimentos

0
313

Neste mês de março, o Núcleo de Patrimônio Imobiliário do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) lança um manual prático de esclarecimentos sobre os processos de ingresso, movimentação, utilização e baixa de todos os bens móveis pertencentes ao Complexo HC, além de trazer os principais conceitos relacionados à área.

Segundo a Gerente Contábil do HCFMB, Geovana de Fátima Rodrigues Zambalan Carmello, o conteúdo do Manual serve como base para melhorar a administração dos bens móveis do HCFMB, e é destinado a todos que gerenciam, mantêm e manuseiam bens móveis localizados no Hospital. “O Manual auxiliará os usuários na operacionalização, movimentação e baixa de bens patrimoniais dentro de nosso sistema de controle patrimonial”.

O manual na sua íntegra pode ser visualizado clicando aqui!

Sobre o Núcleo de Patrimônio Imobiliário do HCFMB

Com a autarquização do Hospital, em 2010, houve uma modernização nos equipamentos e um aumento na capacidade de atendimento à população. “Com esta independência, surgiu a necessidade de identificar os bens alocados no Hospital, exigência esta do próprio Estado, permitindo um melhor controle por parte da Secretaria da Saúde e uma melhor fiscalização do emprego do dinheiro público pelo Tribunal de Contas do Estado”, conta Roberto Santarosa Bufarah Júnior, coordenador do Núcleo.

A partir disso, foi criado um grupo de trabalho para que todos os bens existentes dentro do HCFMB recebessem as devidas placas de identificação patrimonial. Com o passar dos anos, verificou-se a necessidade de um núcleo para o aperfeiçoamento do controle dos bens móveis do Hospital. Assim, em 2017, foi criado o Núcleo de Patrimônio Imobiliário do HCFMB, que passou a realizar inventários anuais de todas as áreas do Complexo HC.

Desde setembro de 2020, o núcleo faz parte da Gerência Contábil, pertencente ao Departamento Econômico, Financeiro e Contábil e, atualmente, conta com uma equipe de cinco colaboradores: além de Roberto, o Núcleo é composto por César Eduardo Jorgeto, Flávia Cristiane Dionysio, Leandro Bissaro Batista e Lucia Franco.

O Patrimônio do HC atua como um órgão fiscalizador interno, voltado à prestação de contas junto ao Tribunal de Contas da União. Este setor verifica a localização dos bens e a identificação dos agentes responsáveis pela sua guarda, a correta afixação da etiqueta de identificação ou a existência de bens sem registro ou tombo, além da identificação e do registro de novos bens.

Anualmente, o Núcleo é responsável por encaminhar ao Tribunal de Contas todas as informações referentes ao patrimônio do Hospital. “Os bens devidamente registrados e identificados permitem a realização da manutenção pelo próprio HC, facilitando e agilizando o reparo”, encerra Geovana.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here