Núcleo de Procedimentos Diagnósticos e Terapêuticos se reúne para elaboração do Planejamento Estratégico

0
914

No último dia 17 de dezembro, na sala de reuniões da Superintendência do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB), a equipe de enfermagem do Núcleo de Procedimentos Diagnósticos e Terapêuticos sob a gerência da enfermeira Nilza Martins Ravazoli Brito, com a orientação e consultoria do Departamento de Auditoria, se reuniram para elaborar o Planejamento Estratégico referente ao ano de 2016.

Segundo Dra Maria Justina D. B. Felippe, Diretora Técnica do Departamento de Auditoria, o Planejamento Estratégico possibilita ao gestor o estabelecimento de planos de ações estratégicas para se alcançar os objetivos e metas determinadas, por meio de análises gerenciais, aumentando a produtividade com a utilização mais eficaz dos recursos disponíveis.

De acordo com Justina, o foco principal do Planejamento Estratégico a ser discutido nas três reuniões programadas para o NPDT é o desenvolvimento de uma ferramenta extremamente útil no gerenciamento dos próximos passos de atuação no HCFMB, denominada de Matriz SWOT, que significa “strenghts, weakness, opportunities and threats”, (em Português: “forças, fraquezas, oportunidades e ameaças”).

Dra M. Justina comenta que alguns setores do NPDT estão realizando Oficinas de Gestão desde o final de 2014 e têm apresentado dados relevantes nos resultados de seus processos, refletindo significativamente na atenção prestada aos pacientes e até mesmo na estruturação de suas atividades. Além disso, os gestores têm se mostrado muito motivados a aplicar as ferramentas de gestão proposta para cada área de abrangência.

É o que também afirma Nilza que, desde 2012, vem trabalhando com o Planejamento Estratégico com ações de melhorias gerenciais e assistenciais, com decisões antecipadas do que fazer, como fazer e quem garante melhor uso dos recursos. “As Oficinas de Mapeamento de Processo no ano de 2015, com o Departamento de Auditoria, trouxeram direcionamento e uniformização dos processos de trabalho, enriquecendo o desenvolvimento educacional dos enfermeiros no NPDT. A parceria será contínua até que todos os setores do núcleo estejam mapeados e com os processos pactuados.”, explica.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here