Núcleo Interno de Regulação do HCFMB é reestruturado e torna-se referência regional

0
2919

Um dos grandes desafios de diversos hospitais é o processo de gerenciamento de leitos e a consequente regulação de vagas, aspectos primordiais para o planejamento e organização das ações assistenciais de forma centralizada. Para aprimorar este processo no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB), o Núcleo Interno de Regulação (NIR) passa, constantemente, por uma série de reformulações.

Inicialmente, o setor era chamado de Gerenciamento de Leitos. Após a fusão do serviço com a Central de Regulação Médica de Vagas, houve a reformulação da equipe e a implantação de um modelo de trabalho junto à Diretoria de Assistência à Saúde e aos Prontos-Socorros (PSs) do Complexo HC.

Visita dos profissionais do NIR à Avaré

Deste modelo, surgiu o atual NIR, que funciona 24h por dia, sete dias por semana, com uma equipe composta por um médico regulador, 16 enfermeiros, uma secretária e cinco oficiais administrativos, além de contar com o apoio do Serviço Social via interconsulta. O NIR é subordinado ao Departamento de Apoio Administrativo à Assistência, com a direção do Dr. Carlos Alberto Macharelli.

Segundo a enfermeira e coordenadora do NIR Janaína Cristina Celestino Santos, além da regulação de vagas, o setor atua no diagnóstico em tempo real da situação de todo o Complexo HC, auxiliando a Diretoria Clínica e as coordenações do PSs nas estratégias para liberação e melhora do fluxo de internações e altas. “Gerenciamos leitos das enfermarias, fazemos parte da comissão de altas junto à Diretora de Assistência e atuamos no acionamento e monitoramento do tempo do serviço de limpeza junto ao Núcleo de Higienização”, afirma.

Janaína também destaca que o NIR atua em quatro frentes de trabalho: Regulação Interna, Regulação Externa, gestão de fluxo do Pronto-Socorro Referenciado (PSR) e do Pronto-Socorro Adulto (PSA).

Visita dos profissionais do Centrinho da USP ao NIR

O novo modelo de trabalho implantado pelo NIR tornou-se referência para algumas instituições da região, como o Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais da Universidade de São Paulo (USP), conhecido por “Centrinho”, em Bauru, que realizou uma visita técnica no HCFMB em setembro para aperfeiçoar sua forma de trabalho e verificar os processos aqui realizados, com a presença do médico Dr. Hilton Virgo, da enfermeira Dorothea Beckers Almeida e do chefe técnico do serviço financeiro Helton Atílio. O NIR também visitou a cidade de Avaré para troca de experiências com as unidades de Saúde.

Estas visitas e reuniões abrangeram todos os municípios das microrregiões do Polo Cuesta e Vale do Jurumirim, promovendo discussões sobre casos de urgência e emergência. Para o diretor do Departamento de Apoio Administrativo à Assistência, Dr. Carlos Macharelli, é nítida a evolução do setor. “O NIR saiu de uma simples central de regulação médica para o que somos hoje: regulamos a urgência e emergência, as internações de rotina e gerenciamos os fluxos mais importantes dentro do Complexo HC, como a entrada e saída de pacientes nas UTIs e o fluxo de vinda dos pacientes atendidos nos Prontos-Socorros”.

Segundo Janaína, o amadurecimento do setor trará melhorias e mais agilidade ao sistema de regulação, beneficiando a Assistência e o paciente. “A nossa equipe é qualificada e comprometida com o Hospital, além de termos o suporte da Diretoria de Assistência, que trabalha em conjunto com o nosso setor, e isso nos fortalece a cada dia. O NIR ganhou um papel de extrema importância dentro do HC com o apoio de todas as diretorias, objetivando adequações e melhorias no fluxo hospitalar”, finalizou.

Maíra Masiero – Núcleo de Comunicação, Imprensa e Marketing HCFMB

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here