Biobanco

Biobancos são coleções organizadas de material biológico humano e de informações referentes a este material, coletadas e armazenadas para fins de pesquisa, conforme regulamento ou normas técnicas, éticas e operacionais pré-definidas, sob responsabilidade e gerenciamento institucional, sem fins comerciais (Resolução CNS Nº 441, de 12 de maio de 2011).

Os biobancos nasceram da necessidade de estudos científicos em patologia molecular das doenças genéticas na década de 90. Eles permitem o controle ideal da integridade e da qualidade das amostras de tecidos humanos tumorais ou não, que são sempre únicos e exclusivos. Esse sistema controlado e sistematizado de processamento das amostras e de suas biomoléculas (DNA, RNA e proteínas) atende aos avanços científicos e tecnológicos das técnicas moleculares genômicas e proteômicas.

As Reações em Cadeia da Polimerase (PCR), Microarrays, Sequenciamentos Gênicos, eletroforese em gel bidimensional e espectrometria de massa, entre outros métodos moleculares, têm possibilitado identificar diversas assinaturas moleculares de acordo com o padrão de expressão gênica e proteica.

Esses resultados podem ser relacionados ao estadiamento, prognóstico e a novas abordagens terapêuticas individualizadas para o câncer, como as quimioterapias individualizadas. Além disso, as informações científicas obtidas das amostras armazenadas nos biobancos de vários centros de referência podem ser utilizadas em estudos multicêntricos de alto impacto para aplicação clínica imediata.

Neste contexto, o Biobanco do Departamento de Gestão de Atividades Acadêmicas do HCFMB está se organizando para dar suporte à sólida produção científica dos pesquisadores, médicos e docentes do nosso complexo institucional. Diversas técnicas moleculares já são bem estabelecidas e padronizadas pelos nossos laboratórios de pesquisas, o que vem ao encontro do projeto de Biobanco no HCFMB.

Atualmente, estamos em um intenso processo de análise de sua estruturação e suas configurações. Nessa perspectiva, estamos interagindo com cirurgiões, clínicos, patologistas, pesquisadores, centro cirúrgico e dirigentes, o que é fundamental para melhor alcançar os interesses de toda a comunidade cientifica da nossa instituição. Outro aspecto relevante é a integração de projetos de pesquisa com a obtenção de futuras amostras do Biobanco para promover maior fomento e crescimento das pesquisas com nossos pacientes.

Contato: Dr. Alexandre Todorovic Fabro, MD, PhD.
E-mail: alexandretodofabro@gmail.com

Next Generation Sequencing

O Laboratório de Análises Moleculares irá dispor de um sequenciador “next generation” MiSeq da Illumina. Ele combina a comprovada tecnologia de sequenciamento por síntese com um fluxo de trabalho revolucionário que permite ir do DNA até os dados analisados em apenas oito horas. O MiSeq integra a clusterização, o sequenciamento e a análise de dados em um único instrumento. De uma maneira rápida e simples, o MiSeq suporta diversas aplicações, como: sequenciamento de genes específicos, de pequenos genomas, amplicons, HLA tipagem e metagenômica, permitindo o estudo de diversas doenças, destacando-se, entre outras, o câncer e as doenças genéticas.