Prontos-Socorros
A área de Urgência e Emergência constitui-se em um importante componente da assistência à saúde. A crescente demanda por serviços nesta área nos últimos anos, devido ao crescimento do número de acidentes e da violência urbana, e à insuficiente estruturação da rede são fatores que têm contribuído decisivamente para a sobrecarga de serviços de Urgência e Emergência disponibilizados para o atendimento da população. Isso tem transformado esta área numa das mais problemáticas do Sistema de Saúde.
A assistência às urgências se dá, ainda hoje, predominantemente nos serviços que funcionam exclusivamente para este fim – os tradicionais pronto-socorros – estando estes adequadamente estruturados e equipados ou não. Abertos nas 24 horas do dia, estes serviços acabam por funcionar como “porta-de-entrada” do sistema de saúde, acolhendo pacientes de urgência propriamente dita, pacientes com quadros percebidos como urgências, pacientes desgarrados da atenção primária e especializada e as urgências sociais. Tais demandas misturam-se nas unidades de urgência superlotando-as e comprometendo a qualidade da assistência prestada à população.
O Ministério da Saúde, ciente dos problemas existentes e em parceria com as Secretarias de Saúde dos estados e municípios, tem contribuído decididamente para a reversão deste quadro amplamente desfavorável à assistência da população. Diversas medidas já foram adotadas, das quais podemos destacar aquelas reunidas no Programa de Apoio à Implantação de Sistemas Estaduais de Referência Hospitalar em Atendimento de Urgência e Emergência. Além de realizar investimentos relativos ao custeio e adequação física e de equipamentos dos serviços integrantes destas redes, na área de assistência pré-hospitalar, nas Centrais de Regulação e de promover a capacitação de recursos humanos, grandes esforços têm sido empreendidos na efetiva organização e estruturação das redes assistenciais na área de urgência e emergência.

 

Em Botucatu, toda a rede fixa de atendimento às Urgências e Emergências está atrelada ao Hospital das Clínicas de Botucatu, com duas Unidades de Nível Secundário, o Pronto Socorro Adultos e o Pronto Socorro Pediátrico – unidades de gestão do Hospital das Clínicas, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Botucatu – e um serviço de nível terciário, o Pronto Socorro Referenciado – unidade de alta complexidade, de gestão exclusiva do Hospital das Clínicas.

Os Prontos-Socorros Externos (Adulto e Pediátrico), atualmente, estão ligados diretamente à Superintendência do HCFMB.

Pronto Socorro Adulto (PSA)

Rua Joaquim Lyra Brandão, nº 285 – Vila Assumpção – Botucatu/SP.
Telefones: (14) 3813-3971, (14) 3813-6199 e (14) 3813-6346.

O Pronto-Socorro Adulto (PSA) foi inaugurado em 18 de abril de 2011 e realiza atendimento de Urgência / Emergência 24h/dia a pacientes maiores de 15 anos completos. O PSA efetua acolhimento com classificação de risco e tem um fluxo definido com os serviços externos (SAMU, COBOM, CAPS) e interno (HCFMB).

Dados (Janeiro a setembro de 2019)

Número de atendimentos: 75.358
Total de exames: 130.104
Solicitações de Inter consulta: 5.373

Equipe Gestora

Dr.ª Giovana Tuccille Comes
Coordenadora Equipe Médica do PSA
Telefone: (14) 3813 3971

Valter Aparecido Tanzi
Coordenador Administrativo do PSA
Telefone: (14) 3813 3971
E-mail: valter.tanzi@unesp.br

Patricia Correa de Souza
Coordenadora Equipe de Enfermagem do PSA
Telefone: (14) 3813 3971
Email: pc.souza@unesp.br

Pronto Socorro Pediátrico (PSP)

Praça Alexandre Fleming, nº 11 – Vila dos Lavradores – Botucatu/SP.

Telefone: (14) 3814 6465 / (14) 3814-1693

O Pronto-Socorro Pediátrico – PSP foi inaugurado em 08 de junho de 2013 e realiza atendimento de Urgência e Emergência a pacientes de 0 a 14 anos, 11 meses e 29 dias; O PSP possui acolhimento com classificação de risco e fluxo definido com os serviços externos (SAMU, COBOM, CAPS) e interno (HCFMB).

 Dados (Janeiro a julho de 2020)

– Total de exames: 10.454
– Solicitações de Inter consulta: 926

Equipe Gestora

Dr. Fabio Joly Campos
Coordenador Equipe Médica do PSP
Fone: (14) 3814-1693

Thais Amanda Leccioli
Coordenadora Equipe de Enfermagem do PSP
Fone: (14) 3814-1693
Email: t.leccioli@unesp.br

Pronto Socorro Referenciado (PSR)

O Pronto Socorro Referenciado do HCFMB é a unidade de maior complexidade no atendimento de urgência e emergência do HC, sendo também a maior emergência do Centro Oeste Paulista. Tem papel de destaque na rede estadual de Urgência e Emergência, referenciando 68 municípios que pertencem ao Departamento Regional de Saúde VI (DRS VI Bauru), com seus quase dois milhões de habitantes.

Atua especificamente com atendimentos referenciados de locais e setores de menor complexidade, objetivando o não atendimento de portas abertas. A proposta tem por finalidade que a unidade priorize atendimentos especializados de média e alta complexidade, garantindo a efetividade e agilidade dos casos graves, além de reduzir a pressão da demanda espontânea de pacientes da Rede Primária de Saúde no setor.

É referência para os serviços de atendimento Pré-Hospitalar Móvel de nossa microrregião, recebendo pela Sala de Emergências os pacientes atendidos pelo SAMU, Corpo de Bombeiros e concessionárias de Rodovias (Arteris, CCR Castelo Branco e Rodovias do Tietê Marechal Rondon). É referência também para a Central de Regulação e Oferta de Serviços de Saúde – CROSS, unidade reguladora estadual dos leitos e vagas de urgência e emergência do Estado de São Paulo.

Estrutura Física

Conta com área aproximada de 1300 m², distribuídos em dois andares, com:

  • Sala de espera;
  • Consultórios de atendimento médico e multiprofissional, além de consultórios para as mais variadas especialidades médicas;
  • Ampla sala de observação, com capacidade para mais de 30 pacientes;
  • Salas de emergência adulta e pediátrica, além de 24 leitos de retaguarda para adultos e 7 de retaguarda para crianças.

Abriga também a Unidade de AVC, com 10 leitos especializados no atendimento a vítimas de Acidente Vascular Cerebral, e o Time de Resposta Rápida, equipe ultra especializada, responsável pelo atendimento de todas as intercorrências médicas que ocorrem nas unidades de internação hospitalar e ambulatórios do Complexo HC.

Recursos Humanos

O PSR conta com mais de 150 profissionais altamente especializados, que frequentemente são capacitados para melhor atender à população. Somos compostos por equipes médicas de várias especialidades, equipe de enfermagem, equipe de farmácia, cirurgiões dentistas, serviço social, equipe de limpeza, vigilância e controle de acesso, psicólogos, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, equipe de apoio, além da equipe administrativa.

Equipe Gestora:

Coordenador Médico do PSR
Dr. Edson Luiz Fávero Junior
Email: edson.luiz@unesp.br

Supervisor de Enfermagem do PSR
Ricardo Eugênio Maranzatto
Email: ricardo.maranzatto@unesp.br

Telefones: (14) 3811-6312 / 3811-6313