Risco Biológico é tema de palestra no HCFMB

0
854

No dia 26 de abril, a Central de Aulas da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB) recebeu profissionais de saúde para a palestra “Risco Biológico: saber para evitar”, promovida pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) e organizada pelo Núcleo de Capacitação e Desenvolvimento de Recursos Humanos (NUCADE-RH) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB), em parceria com a Comissão Gestora Multidisciplinar para Redução de Riscos de Acidentes com Materiais Biológicos e Perfurocortantes.

O objetivo da palestra foi informar os profissionais sobre os riscos biológicos mais comuns nos ambientes de trabalho, aproveitando a proximidade do Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho e do Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, ambos lembrados no dia 28 de abril.

Palestrante do dia, o médico infectologista da CCIRAS, Dr. Ricardo de Souza Cavalcante, abordou tópicos recorrentes ao risco biológico no ambiente profissional, como principais definições, tipos de exposição e o risco de transmissão de algumas doenças importantes, como as Hepatites B e C e enfermidades provenientes do vírus HIV. “O acidente de trabalho com risco biológico é uma emergência médica e, por isso, é necessário buscar atendimento rápido assim que houver a ocorrência”, afirmou.

Na palestra, também foi destacada a importância dos cuidados imediatos após os acidentes de trabalho, dos procedimentos de atendimento no caso da exposição com risco biológico e das medidas de prevenção mais adequadas. Dr. Cavalcante também descreveu algumas doenças respiratórias transmitidas por gotículas (gripe, meningite, caxumba e rubéola) e por aerossóis, como a tuberculose.

Houve uma significativa interação dos profissionais presentes com o palestrante, com o esclarecimento de dúvidas e perguntas recorrentes aos temas.

Núcleo de Comunicação, Imprensa e Marketing HCFMB

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here