Salve vidas: higienize suas mãos

0
1244

No dia 5 de maio é comemorado o Dia Mundial de Higiene das Mãos. Embora a higiene das mãos seja a medida mais importante e reconhecida há muitos anos na prevenção e controle das infecções nos serviços de saúde, incluindo aquelas provocadas por micro-organismos multirresistentes, colocá-la em prática ainda é um desafio.

Estudos sobre o tema avaliam que a adesão dos profissionais à prática da higiene das mãos de forma constante e na rotina diária ainda é insuficiente, apesar de a medida promover a segurança dos pacientes, profissionais e usuários dos serviços de saúde.

Dr. Fortaleza comenta a importância
da higienização das mãos

A Organização Mundial da Saúde (OMS) vem estimulando a melhoria das práticas de higiene das mãos em serviços de saúde para combater a resistência microbiana aos antimicrobianos. Segundo o infectologista do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB), Dr. Carlos Magno Fortaleza, a higienização das mãos diz respeito à maioria das doenças que encontramos no dia a dia. “Nossas mãos são vias eficientes de transmissão de micro-organismos. Dentro dos hospitais, há uma possibilidade intensa de transmissão de bactérias resistentes, de difícil tratamento, através das mãos”, afirma.

Para isso, toda a comunidade deve estar consciente da importância da higiene das mãos na assistência a saúde, para segurança e qualidade do cuidado prestado. Nesta data, é necessária uma especial atenção de gestores, administradores dos serviços de saúde e educadores para o incentivo e a sensibilização de profissionais de saúde, pacientes e acompanhantes.

“É uma medida simples que protege e realmente salva vidas. Nosso esforço é para conscientizar as pessoas que mãos limpas são mãos seguras”, finaliza Dr. Fortaleza.

Os 5 momentos para a higienização das mãos

1 – Antes do contato com o paciente

2 – Antes da realização do procedimento asséptico

3 – Após risco de exposição a fluídos corporais

4 – Após contato com o paciente

5 – Após contato com as áreas próximas ao paciente.

Melhores formas de higienização das mãos

– Água e sabão: Lavagem extremamente eficiente na remoção de micro-organismos, principalmente quando as mãos estão visivelmente sujas.

– Uso de produtos alcoólicos: Esses produtos contém concentração específica, como o álcool gel, ou formulações que contém espuma, muito eficazes na remoção de bactérias e micro-organismos das mãos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here