SARAD promove bazar com produtos artesanais a partir desta sexta-feira

0
359

A partir desta sexta-feira, 20, o Serviço de Atenção e Referência em Álcool e Drogas (SARAD), unidade administrada pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB), promoverá um bazar com produtos artesanais, confeccionados pelos pacientes internados na unidade e orientados pelos profissionais.

O bazar estará instalado no Boulevard do Hospital todas as sextas-feiras, das 8h às 12h30, até o dia 18 de dezembro, respeitando todas as normas sanitárias para a prevenção contra a COVID-19.

A iniciativa integra o projeto de inclusão social pelo trabalho para pacientes do SARAD, implantado na unidade, com o objetivo de buscar o desenvolvimento dos pacientes através de oficinas terapêuticas que resgatam habilidades, o papel social e estimulam formas de geração de renda após a alta hospitalar.

De acordo com a Gerente de Enfermagem da unidade, Nilza Ravazoli Brito, a reabilitação do dependente químico vai além dos tratamentos de desintoxicação, pois muitos pacientes atendidos no serviço não possuem condições de trabalho. “Esta realidade pode manter a pessoa desestimulada, sentindo-se sem valor. As oficinas terapêuticas constituem uma importante ferramenta para canalizar os pensamentos e as projeções de paciente à produção de algo útil para si e para a coletividade, o que poderá levá-lo a um processo de reabilitação mais efetivo e à reinserção social”.

Os produtos serão vendidos por pacientes da unidade, acompanhados por profissionais do SARAD e selecionados por meio de avaliação da condição clínica/psiquiátrica adequada e do desejo de participar dos trabalhos, além da criatividade e da habilidade na comercialização. “Com esta iniciativa, o Sarad desenvolve suas atividades em conformidade com as diretrizes da Política Nacional de Saúde Mental e Humanização, visando à ressocialização, à reinclusão social, à autonomia, ao estímulo ao trabalho e à geração de renda de forma saudável.”, afirma Dr. Fernando Pimentel, Diretor do SARAD.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here