Serviço Odontológico do HCFMB previne complicações em pacientes internados

0
2873
Procedimento a laser em paciente é realizado pelo Serviço Odontológico do HCFMB 4toques comunicação

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) conta com o Ambulatório de Serviço Odontológico Hospitalar, um serviço que oferece tratamento odontológico a pacientes do HCFMB, orientado pelo Manual de Odontologia Hospitalar da Secretaria do Estado da Saúde de São Paulo. Sua equipe de profissionais é constituída por quatro cirurgiões dentistas, um cirurgião bucomaxilofacial e quatro auxiliares odontológicas. O objetivo do serviço é a assistência aos pacientes, ambulatoriais ou internados, portadores de doenças sistêmicas.

Equipe do Serviço Odontológico do HCFMB Arquivo Pessoal
Equipe do Serviço Odontológico do HCFMB
Arquivo Pessoal

O coordenador do Serviço Odontológico do HCFMB, Dr. Luiz Geraldo Somaglia Albino, explica que o ambulatório atua no diagnóstico, prevenção e tratamento de alterações bucais que possam causar complicações no estado clínico dos pacientes, além de infecções hospitalares. “Atendemos pacientes que serão submetidos a cirurgias, transplantes ou tratamentos antineoplásicos, pacientes com insuficiência renal crônica, além de pacientes cardiopatas e com distúrbios de coagulação. O Serviço também atua em conjunto com a equipe de enfermagem na orientação sobre cuidados em pacientes internados no Serviço de Terapia Intensiva, onde a condição de intubação compromete a higiene oral, facilitando a ocorrência de pneumonias”, diz.

Dr. Geraldo afirma que os pacientes assistidos pelo serviço são aqueles encaminhados, exclusivamente, pelos ambulatórios ou enfermarias do complexo HCFMB. “Pacientes internados são atendidos por meio da solicitação de interconsultas pelas equipes médicas. A equipe odontológica atua também em conjunto com os serviços de Radioterapia e Quimioterapia, na prevenção e tratamento de mucosites em pacientes oncológicos”, explica.

Atualmente, o Serviço Odontológico do HCFMB atende em média mensal 165 pacientes agendados. Além disso, são atendidas diariamente solicitações de interconsultas e urgências em um número considerável.

Dr. Geraldo considera o serviço oferecido de extrema importância aos pacientes do HCFMB. “Estudos recentes comprovam que a atuação multidisciplinar do cirurgião dentista no ambiente hospitalar é capaz de reduzir o tempo de internação, de intubação e o uso de antibióticos no paciente, diminuindo custos ao hospital e contribuindo para o bem-estar do paciente atendido no HCFMB. O conceito de odontologia hospitalar está sendo implantado no hospital com o apoio fundamental da Superintendência do HCFMB”, finaliza.

Vivian Abilio – Assessoria de Imprensa do HCFMB via 4toques Comunicação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here