Serviços Odontológico Hospitalar e de Terapia Intensiva atuam em parceria para melhor atender os pacientes do HCFMB

0
1455

As equipes do Serviço Odontológico e do Serviço de Terapia Intensiva (SETI), em parceria com o Núcleo de Capacitação e Desenvolvimento em Recursos Humanos (NUCADE-RH) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina (HCFMB), realizaram treinamento e atualização da equipe de enfermagem que trabalha junto aos pacientes sob cuidados intensivos.

Essa ação, entre diferentes conhecimentos, visa o aprimoramento das técnicas aplicadas à Odontologia Hospitalar de higienização oral. Além de trazer benefícios claros aos pacientes, a integração das especialidades atende à padronização da Comissão de Controle de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde (CCIRAS) do HCFMB.  “Utilizando técnicas aplicadas à Odontologia Hospitalar, e, com o suporte logístico dos coordenadores do SETI, doutor Ubirajara Teixeira e enfermeira Bárbara P. Nery dos Santos, foram disponibilizadas à Equipe do Serviço Odontológico condições para integração na atuação multidisciplinar em conjunto com a Equipe de Enfermagem, que atua com empenho e dedicação nas rotinas padronizadas pelo CCIRAS do HCFMB”, explica o doutor Luiz Geraldo S. Albino, responsável técnico do serviço de odontologia.

Atuando junto à Equipe Multidisciplinar do SETI, a Odontologia Hospitalar busca, entre outras funções, proporcionar rápido diagnóstico e tratamento das lesões orais, doença periodontal e focos de infecção, bem como atuar na prevenção e redução da incidência de Pneumonia Associada à Ventilação Mecânica (PAVM), infecção hospitalar freqüente em Unidades de Terapia Intensiva e uma das maiores responsáveis por alto índice de mortalidade.

“Acreditamos que a multidisciplinaridade é o melhor tratamento oferecido por nossa instituição aos seus pacientes, pois atuando juntos somos melhores, nos complementando para melhor atender às necessidades”, conclui Regina Celia De Santi Lúcio, gerente de enfermagem responsável pelo SETI.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here