SESMT do HCFMB contará com novo sistema de inspeção de extintores

0
81

Investimento em segurança, tecnologia e inovação: o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) e suas unidades externas contarão com um novo sistema de inspeção de extintores via QR Code. Pioneiro em hospitais públicos do interior paulista, o projeto foi idealizado pelo Núcleo Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), em parceria com o Centro de Informática Médica (CIMED) do Hospital.

De acordo com o bombeiro civil do SESMT Eric Pita Capelup, as inspeções dos extintores no Complexo HC são realizadas mensalmente e, até então, planilhas e etiquetas eram utilizadas para realizar este procedimento de forma manual. “A ideia surgiu com o objetivo de economizar papel e de trazer mais agilidade e praticidade nas inspeções. Como todo extintor tem um código de barras, pensamos em utilizá-lo de alguma forma para facilitar a inspeção. Nosso diretor Fábio Suraci Picchiotti aprovou o projeto, o CIMED abraçou a ideia e topou este desafio com a gente”.

O sistema ficará disponível no aplicativo HC em Casa, com acesso exclusivo para os bombeiros civis do HCFMB, e funcionará por aproximação do código de barras contido no extintor. Durante a inspeção, são verificadas a data de validade do extintor, a sua localização e as condições do manômetro e da pressão, além de outros critérios descritos pela norma NBR 12962, que regula a manutenção dos equipamentos de combate a incêndio.

Ao ler o código, o sistema mostra os dados do cilindro e o seu local exato e, após a conclusão do checklist de suas condições, os dados ficam armazenados para possíveis consultas, gerando relatórios operacionais e gerenciais. “Para este módulo, também desenvolvemos um espaço no Portal de Sistemas versão desktop, favorecendo o gerenciamento dos cilindros e o cronograma das manutenções preventivas, favorecendo o processo como um todo”, afirmou Marcelo Martins, Diretor do CIMED.

Ao todo, são inspecionados 744 extintores localizados no HCFMB e nas unidades externas: Hospital Estadual Botucatu (HEBo), Serviço de Atenção e Referência em Álcool e Drogas (SARAD), Casas de Apoio, Prontos-Socorros Adulto e Pediátrico, além do prédio administrativo da Fundação para o Desenvolvimento Médico e Hospitalar (Famesp), do Serviço de Reabilitação Lucy Montoro e do Serviço de Ambulatórios Especializados de Infectologia “Domingos Alves Meira” (SAEI-DAM).

Alex Amaral Soler, bombeiro civil do HCFMB / Arquivo GCIM

Os testes do sistema já estão em andamento desde o mês de março e a previsão é de que o novo sistema seja efetivado nos próximos meses. “Nestes testes, já pudemos perceber um resultado positivo, com a otimização do tempo de inspeção e com a economia de papel, trazendo praticidade e agilidade ao procedimento”, afirma o bombeiro civil do HCFMB Alex Amaral Soler.

Rafael Ribeiro Padula, engenheiro do SESMT, reforça que os extintores, em conjunto com outros equipamentos de combate a incêndio, são de extrema importância para o Hospital. “Com o tempo, os extintores podem sofrer algum dano ou apresentarem condições que os impeçam de funcionar com eficiência e cabe a nós realizarmos a inspeção nestes equipamentos, que será otimizada de modo significativo com este novo sistema”, finaliza.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here