SESMT do HCFMB finaliza Planejamento Estratégico para 2016

0
1945

Preocupação do setor com a saúde do trabalhador e com a melhoria dos processos é prioridade

Na manhã da última quinta-feira (14), na Sala de Reuniões da Superintendência do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB), foi finalizado o Planejamento Estratégico do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), em reunião com o Departamento de Auditoria, Avaliação e Controle (DAAC), contendo as diretrizes para o ano de 2016.

Segundo Dra. Maria Justina Felippe, Diretora do Departamento de Auditoria, ficaram estabelecidos três eixos de ação com base nos seguintes itens: ações com a equipe interna, pactuações com fornecedores do Complexo HC e expectativas dos clientes internos junto ao SESMT. Dentre as características de elaboração do Planejamento, esses eixos foram alinhados à Missão e à Visão do SESMT, definidas como:

Missão:
Relacionada à Pesquisa – Colaborar com melhorias na disseminação do conhecimento do interessado em atuação na área de Segurança e Medicina do Trabalho, com estímulo à capacitação individual e preocupação com as necessidades na área de abrangência do SESMT.
Relacionada à Assistência – Prestar atendimento especializado preventivo e corretivo, qualificado e hierarquizado aos servidores do Complexo HC, comprometendo-se com a ética e o respeito ao ser humano.

Visão: Ser reconhecido como Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho, regulamentado pela norma regulamentadora nº 04 do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) capaz de promover a saúde e proteger a integridade do trabalhador no ambiente de trabalho.

dr rossanoDe acordo com João Gonçalves da Cruz, Diretor do Núcleo, o SESMT (atuante no HCFMB há quatro anos) realiza reuniões periódicas com a Assessoria da equipe do Departamento de Auditoria desde abril de 2014, dentro do enfoque das “Oficinas de Gestão”, e os benefícios referentes ao desenvolvimento do setor foram nítidos. “A experiência em elaborar o Planejamento Estratégico, bem como suas tarefas para 2016, vem acrescentar e aprimorar conhecimentos, melhorando as atividades desenvolvidas com foco na promoção da saúde e proteção da integridade do trabalhador.”, completa.

Os membros da equipe envolvida com as atividades do SESMT reforçam também que o planejamento norteia as ações a serem realizadas, integra a equipe em busca de objetivos práticos e melhora a visão dos resultados almejados.

João afirma ainda que as ações estabelecidas serão desenvolvidas e avaliadas pelo Departamento de Auditoria por meio dos Indicadores propostos no Planejamento Estratégico. Dentre eles, estão o Número de Notificações de Acidentes de Trabalho e Trajeto ocorridos no mês e os Índices de Funcionários Imunizados no mês e de Não Conformidades Detectadas nas Avaliações das Empresas Terceirizadas, num total de 19 indicadores caracterizados em Estrutura, Processo e Resultado.

Foram concluídas também as Normas e Rotinas (07), os POPs, as Avaliações dos Requisitos Legais (02), os Mapas de Processo (04) e os Instrumentos necessários à gestão participativa do SESMT no Complexo HC. “Durante o desenvolvimento das oficinas observou-se nítida preocupação e envolvimento de todos os membros da equipe. Estiveram comprometidos com a elaboração de documentos e ferramentas capazes de organizar e direcionar todo o trabalho necessário à gestão de 2016, além da disponibilidade de melhorar seus resultados, evidenciados nos painéis de indicadores”, finaliza Dra. Maria Justina.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here