SESMT e CIPA finalizam afixação de Mapa de Riscos dos setores no HCFMB

0
6737

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) atualizou, no mês de novembro, os mapas de risco, que são a representação gráfica dos riscos de acidentes nos diversos locais de trabalho, inerentes ou não ao processo produtivo, devendo ser afixados em locais acessíveis e de fácil visualização no ambiente de trabalho, com a finalidade de informar e orientar todos os que ali atuam e outros que, eventualmente, transitam pelo local.

“De acordo com a Portaria Federal 25/1994, o Mapa de Riscos deve ser elaborado pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), juntamente com o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT). A atualização tem como objetivo revisar os riscos existentes nas áreas internas do HC, podendo ser eliminados ou acrescentados, por exemplo, de mobiliários voltados para estação de trabalho que estão sendo adequados conforme a legislação pertinente, e, além disso, somos sempre consultados nas aquisições de materiais e equipamentos, o que tem contribuído nas melhorias e adequações em diversas áreas do hospital”, explica João Cruz, coordenador do SESMT do HCFMB.

“Já riscos de acidentes são minimizados com a utilização dos equipamentos de proteção individual (EPIs) e com a conscientização sobre o uso adequado desses equipamentos, hoje passam a ter esse entendimento, se protegendo bem mais do que antes”, conta Cruz.

Sobre o SESMT

O Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) é um setor que conta com uma equipe capacitada, que avalia todos os riscos possíveis dos ambientes de trabalho e, uma das funções primordiais dessa equipe é conhecer os fatores de riscos e elaborar os programas de prevenção – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) e Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional – (PCMSO) – são documentos oficiais do hospital para que possam desencadear melhorias existentes – o Hospital das Clínicas conta com o Núcleo do SESMT há apenas quatro anos, o serviço conta atualmente com engenheiros, técnicos, médicos, enfermeiros e administrativos.

“As atividades do SESMT não são e nem ficam estagnadas, além de serem muito dinâmicas, cada dia uma situação, e cada situação tem um desenvolver diferenciado, não é uma rotina monótona”, cita Cruz.

O SESMT do HCFMB é destaque na região, pelo trabalho que realiza e pioneiro na contratação de profissionais bombeiros civis.
O profissional que atua como bombeiro civil atende toda parte de combate a incêndios, rotas de fuga e primeiros socorros, como pronta resposta para emergência: por exemplo, se alguém tem mal súbito ou quedas no complexo HC, ele atende, posiciona a pessoa corretamente, até que seja encaminhado para atendimento médico.

“A minha esperança é que o hospital alcance situação excelente na questão de segurança. Aliás, essa não é só a minha visão, isso é um desejo também da Superintendência: que a excelência seja no atendimento e nos cuidados com o paciente, no bem estar dos trabalhadores, em todos os aspectos e, para nós, chegarmos nesta excelência, precisamos trabalhar muito na conscientização de todos”, conclui. Na data de hoje (27) é comemorado o dia do TST (Técnico em Segurança do Trabalho), e a Superintendência do Hospital das Clinicas aproveita para saudar todos os nossos colaboradores do SESMT.

David Fagundes – Assessoria de Comunicação e Imprensa HCFMB

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here