Setores do HCFMB são referências em suas áreas de atuação

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UTI Coronariana e Núcleo do RH receberam certificado de conclusão de etapa das Oficinas de Gestão por Resultados e Processos

No último mês de agosto, na Sala das Reuniões da Superintendência do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB), dois setores receberam o certificado de conclusão da segunda etapa de elaboração das ferramentas de gestão ministradas e acompanhadas pelo Departamento de Auditoria, Avaliação e Controle: a UTI Coronariana e o Núcleo de Cadastro e Registro Funcional, do Departamento de Gestão de Pessoas (DGP).

O Chefe de Gabinete da Autarquia, Prof. Adj. André Luis Balbi, presente nas duas reuniões, parabenizou os servidores pela conquista e pelo trabalho desenvolvido. “O andamento das Oficinas de Gestão é importante porque a gente passa a conhecer melhor o trabalho que as pessoas fazem aqui no Hospital. Este projeto é importante para que seja divulgado o que cada setor faz aqui no HCFMB”. Também estiveram presentes nas duas reuniões membros do Hospital de Base de Bauru (HBB), que vieram conferir o trabalho de Auditoria desempenhado em Botucatu para implantar a mesma metodologia lá.

De acordo com a Diretora do Departamento de Auditoria do HCFMB, Dra. Maria Justina Felippe, essa reunião teve o intuito de apresentar à “Alta Administração do HC” os resultados de meses de trabalho na construção de ferramentas de gestão, delineamento de indicadores e análise de resultados. “Nosso trabalho foi extremamente compensador neste período, e isso serviu de impulso para chegarmos até esse momento: entregarmos oficialmente os documentos construídos e analisarmos os resultados dos indicadores oriundos desta construção. O foco principal está sendo atingido e nos surpreendido com o empenho das pessoas envolvidas”.

Núcleo de Cadastro e Registro Funcional

Na reunião do Núcleo de Cadastro e Registro Funcional (pertencente ao Departamento de Gestão de Pessoas), em que foi entregue o certificado de conclusão da 2ª Etapa das Oficinas de Gestão, estiveram presentes a Diretora do DGP, Luciléia Stocco Gothardi, a Diretora do Departamento de Auditoria do HCFMB, Dra. Maria Justina Felippe, a Diretora Técnica Adriana Viriato Godoy, os Diretores de Núcleos do DGP Sueli A. S. Pires Camargo (Recrutamento e Seleção de Pessoal), Maria Nazaré Castilho (Núcleos de Frequência e de Expediente e Pessoal), Leandro Generoso (Controle de Benefícios e Acompanhamento de Vantagens) e Carmen Luiza da Silva (Evolução Funcional), além de Vera Clara Maceulovicius e Marilda Aparecida Zelante, Diretora e Colaboradora do referido Núcleo, e de Jani Mendes dos Santos, servidora do DGP.

Dentre os indicadores apresentados, foram verificados dados significativos relacionados às metas estabelecidas. Justina ressaltou que, no caso do Departamento de Gestão de Pessoas, o andamento das Oficinas de Gestão foi dividido nos 6 núcleos referentes à cada área de abrangência do Departamento, para conhecimento detalhado e incentivo ao trabalho de todos . No final da elaboração dos documentos, o DGP terá um documento único, contendo todas as Normas e Rotinas (NRs), Procedimentos Operacionais Padrão (POPs), um Planejamento Estratégico unificado e validação dos Requisitos Legais necessários, além das pactuações necessárias com os fornecedores, de todos os seus núcleos.

A Diretora do DGP, após a apresentação dos indicadores, relatou um pouco da história do surgimento do RH no HCFMB (ainda na fase pré-autarquia), destacou o papel importante do Superintendente Dr. Emílio Carlos Curcelli para alargar os caminhos do setor e parabenizou o Núcleo de Cadastro pela finalização desta etapa e por servir de consultoria para o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Marília, recém-autarquizado. “Dois pontos importantes do nosso trabalho no Hospital são a interação com a alta administração e com os setores de Recursos Humanos da FMB e da Famesp. A situação do RH do HCFMB hoje, comparando-se com 2011, é bem diferente, e o trabalho do Núcleo de Cadastro, mesmo em poucas pessoas, é significante”, destaca.

As servidoras do Núcleo fizeram questão de agradecer a Administração e ao Departamento de Auditoria pela oportunidade. “É gratificante ver o resultado de tudo que fizemos e só tenho que agradecer”, comentou Vera Clara. “Peguei o projeto em andamento e consegui fazer a revisão de muitas coisas. Agradeço muito a oportunidade de participar deste processo”, enfatizou Marilda.

UTI Coronariana

No mesmo dia, a UTI Coronariana também recebeu o certificado de conclusão da 2ª Etapa das Oficinas de Gestão, com a presença do Diretor do Departamento de Assistência à Saúde, Prof. Dr. José Carlos S. Trindade Filho, da Gerente de Enfermagem do HCFMB, Karen Aline Batista da Silva, do Médico responsável pela Cardiologia, Prof. Dr. João Carlos Hueb, do Médico coordenador da Unidade, Dr. Luis Alexandre Filippi Cicchetto, da Gerente do Núcleo, Regina Célia de Santi Lúcio, da Coordenadora de Enfermagem, Márcia Cercal Fernandes, da Diretora do Departamento de Auditoria do HCFMB, Dra. Maria Justina Felippe e de outros membros da equipe da UTI.

Dr. Luis destacou que grande parte da equipe está na Unidade desde o seu início, há 12 anos, e que, no começo, a ideia era justamente criar uma Unidade especializada neste tipo de incidência cardiológica para que os pacientes pudessem ter melhor qualidade de vida.

Já Regina agradeceu todo o empenho da equipe da UTI Coronariana, principalmente às Enfermeiras, liderada por Marcia Cercal Fernandes e também à equipe do Departamento de Auditoria durante todo o processo, que começou em 2014. “A Auditoria veio nos capacitar, a fim de termos sempre um Planejamento para a melhoria dos processos, nos incentivou a crescer e fazer-nos reconhecer por todo o trabalho que temos desenvolvido. A vontade é ser melhor para o paciente e de ser reconhecido como referência, dando sempre o melhor de nós, e a Auditoria foi imprescindível para este trabalho”.

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