SIPAT é iniciada no Campus da Unesp em Rubião Júnior

0
1211

A Casa da Arte da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) foi o cenário, na tarde de ontem (06), da abertura da Semana Interna de Prevenção de Acidentes (SIPAT) 2016 que tem, como tema, “Juntos por uma cultura de segurança”.

Antes da abertura oficial, houve apresentações, ao piano, do Prof. Dr. Francisco Habermann, médico nefrologista aposentado pela Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB) e de Bruno Amaral Santos, aluno do 3º ano de Medicina da Unesp de Botucatu.

Na mesa solene de abertura, o Prof. Ass. Dr. José Paes de Almeida Nogueira Pinto, Diretor da FMVZ, Vice-Presidente do Grupo Administrativo do Campus e anfitrião do evento, concedeu as boas-vindas a todos os presentes e falou sobre a importância do evento para a comunidade, pois une todas as Unidades em prol da segurança do trabalhador.

Luciléia Stocco Gothardi, diretora técnica do Departamento de Gestão de Pessoas do HCFMB, representando o Superintendente do Hospital, também ressaltou a importância de se pensar na segurança psíquica das pessoas. “Nós temos que pensar na saúde do trabalhador de forma geral, pois isso acaba influenciando também nas ausências dele ao serviço. Este trabalho é incansável por parte dos cipeiros, pois quem faz parte da Cipa leva isso muito a sério, e nós vimos o resultado disso. A SIPAT, por essa razão, é muito válida e espero que todos aproveitem bem”.

Representando a Diretoria da FMB, o Diretor da Divisão Técnica Administrativa, Carlos Antonio Winckler destacou a preocupação não somente com o físico, mas com o psicológico dos trabalhadores, a fim de melhorar a qualidade de vida e o desempenho no trabalho.

O vice-presidente da Fundação para o Desenvolvimento Médico e Hospitalar (Famesp), Prof. Dr. Trajano Sardenberg, falou sobre a importância dada pela Fundação para a saúde do trabalhador. “A Famesp participa e dá apoio a esse tipo de atividade, que é a prevenção, e o mais importante é a integração com todas as pessoas que trabalham no Campus, independente do vínculo, e é para elas que a SIPAT é feita”.

Márcio Adriano Consorte, representando o Instituto de Biociências de Botucatu, reforçou que a SIPAT é o maior evento não-acadêmico do Campus. “Parabenizo a Comissão Organizadora pelo evento, pois sei que não é um trabalho fácil, e desejo sucesso a todos”.

João Cruz, Diretor do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) do HCFMB, agradeceu a presença de todos e falou sobre os avanços na segurança com o foco prevencionista. “Precisamos cada vez mais ter este foco para avançar nas melhorias, eliminações de riscos e impossibilidades. Os SESMT’s, juntamente com as Cipas, fazem este trabalho a fim de que o trabalhador do Campus seja protegido da melhor forma possível. Temos conseguido êxitos, mas a nossa complexidade é enorme e temos muito o que fazer. Os SESMTs são assessores técnicos, mas todos os trabalhadores são importantes neste processo”.

Rosana Ximenes Pavanelli, Diretora do Núcleo de Capacitação e Desenvolvimento de Recursos Humanos (NUCADE-RH) do HCFMB e presidente da Cipa do Hospital (Gestão 2016-2017), ressaltou a importância do tema do evento em relação à união e à formação de uma cultura, que se atrela por gerações. “A SIPAT é de extrema importância para a integração dos trabalhadores das Unidades, e agradeço a todos que se dispõem a participar deste evento, que visa à atualização sobre assuntos pertinentes no dia-a-dia de nosso trabalho”.

Também estiveram presentes na abertura, compondo a mesa das autoridades, a Supervisora Técnica da Seção Técnica de Saúde da Administração Geral do Campus, Ludmila Cândida de Braga, representantes dos SESMTs (João Cruz, do HCFMB, e Giulianno dos Santos Milanesi, da Famesp) e das Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (Cipas) das unidades do campus de Rubião Júnior (Marcelo Adriano Pinheiro, do IBB, Rita de Cássia Athanázio, da Famesp, Martha Angelica Benica Rodrigues Negrisoli, da FMB, Alessandra Carolina Guerra Palombarini, da AG, Rosana Ximenes Pavanelli, do HCFMB e Valéria Claus, da FMVZ), e Ivan Placca, da empresa terceirizada Limpadora Centro.

Palestras

Abrindo as palestras da SIPAT 2016, o Engenheiro de Segurança do Trabalho do SESMT do HCFMB e especialista em Ergonomia Fabio Suracci Picchiotti apresentou as estatísticas de acidentes notificados nas Unidades durante o ano de 2015, chamando a atenção para a diminuição dos acidentes com perfurocortantes no HCFMB, a importância da notificação dos acidentes e da aplicação do conceito prevencionista. “O pior acidente de trabalho é aquele que não é analisado, pois a possibilidade deste se repetir é grande. É necessário entender que a segurança começa em cada um de nós e que a prevenção e a notificação são fundamentais”.

Na sequência, o Terapeuta Holístico Rui Hamai realizou a palestra “A Cipa Individual – Cuidados internos para prevenção de acidentes”. Utilizando-se de aspectos da medicina chinesa e de atividades práticas como respiração celular e treinamento perfumado, o palestrante reforçou que os acidentes são consequências de atos passados e pensamentos inadequados de cada indivíduo.

Programação

A SIPAT continua suas atividades nesta terça-feira (07), com a seguinte programação:

13h30 – Apresentação Musical: Sertanejo Universitário – Ricardo e Natália

14h00 – Palestra “Saúde e Espiritualidade”, com Profª Drª Niura Aparecida de Moura Ribeiro Padula, Médica Neuropediatra e chefe da Disciplina de Neuropediatria do Departamento de Neurologia, Psiquiatria e Psicologia da FMB.

A programação completa pode ser vista no site: http://www.inscricoes.fmb.unesp.br/index.asp?configurar=true&codEvento=6988

A coordenadora da SIPAT 2016 e presidente da Cipa da FMB, Martha Angelica Benica Rodrigues Negrisoli, ainda ressalta que haverá arrecadação de agasalhos no local do evento, que serão destinados, posteriormente, ao Serviço Social do HCFMB.

Sobre a SIPAT

A SIPAT é um evento organizado por todas as Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (CIPAS) das Unidades do campus de Botucatu (Rubião Júnior): HCFMB, Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB), Fundação para o Desenvolvimento Médico e Hospitalar de São Paulo (Famesp), Administração Geral (AG), FMVZ, Instituto de Biociências (IB), empresa terceirizada Limpadora Centro, em parceria com os Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMTs) do HCFMB e da Famesp.

O evento ainda tem o apoio do NUCADE-RH do HCFMB, do Grupo Técnico de Desenvolvimento de Recursos Humanos e da Seção Técnica de Desenvolvimento e Administração de Recursos Humanos da FMB.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here