Sustenta Saúde do HCFMB participa da 3ª Conferência Latino Americana da Rede Global Hospitais Verdes e Saudáveis

0
637

Nos dias 10 e 11 de outubro, a Unidade Especial de Saúde Sustentável (Sustenta Saúde) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) esteve presente na 3ª Conferência Latino Americana da Rede Global Hospitais Verdes e Saudáveis, e no 10º Seminário Hospitais Saudáveis, em São Paulo. A responsável pela Unidade Dra. Karina Pavão, recebeu no evento quatro moções honrosas pelos seguintes trabalhos apresentados:

Equipe participou de dois eventos em São Paulo

1 – O Custo do Lixo: Uma Abordagem Econômica, Social e Ambiental sobre Resíduos de um Centro Cirúrgico

Projeto desenvolvido por Alefe Amorim, aluno de graduação em Ciências Biológicas, para melhorar o descarte de resíduos dentro do Centro Cirúrgico do HCFMB.

2- Filme : “O caminho do resíduo hospitalar do Centro Cirúrgico até a cooperativa de catadores”

Filme produzido em parceria com a FMB (Staepe), com a ajuda de M. Beatriz Zanelato Rueda Borges, educadora ambiental da Secretaria de Saúde de Botucatu.

3- Transformando Resíduos Hospitalares em Renda para Usuários da Saúde Mental

Projeto realizado em parceria com a Oficina Terapêutica Estação Girassol, do Hospital Centro de Atenção Integral à Saúde Professor Cantídio de Moura Campos, com ajuda do psicólogo Pedro Habimorad.

4 – Jardins Comestíveis Na Atenção Primária a Saúde: Plantando Saúde, Colhendo Felicidade.

Um projeto desenvolvido na Unidade de Saúde Familiar (USF) do Jardim Santa Elisa, em Botucatu, em parceria com a Secretaria do Verde e alunos do curso de biologia do Instituto de Biociências de Botucatu (IBB) e agronomia da Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA).

Troféu e o homenagens recebidos pela Dra. Karina Pavão

Durante a Cerimônia de Reconhecimento, a equipe do Sustenta Saúde recebeu duas placas especiais em homenagem às iniciativas ambientais e pela participação em duas campanhas mundiais: o “Desafio 2020 – A Saúde pelo Clima” e pela campanha de melhor gestão de resíduos.

Unidade recebeu 4 moções e 2 homenagens
pelos projetos apresentados

Desde 2015, com ajuda do arquiteto Gilberto Mariano Junior, a Unidade analisa e publica dados para o “Desafio 2020”. O objetivo é identificar quanto o HCFMB emite de gases de efeito estufa (GEE), na tentativa de reduzir em 30% estas emissões de GEE.

Segundo Dra. Karina Pavão, para que esses índices sejam alcançados, é essencial que todos os servidores estejam envolvidos e que cada setor tenha uma conduta padronizada, evitando desperdícios. “Estamos trabalhando em conjunto com a gestão do HCFMB, para rever processos e implantar ações mais sustentáveis dentro do nosso Hospital”, explica.

Devido ao seu grande impacto econômico, a campanha para melhorar a gestão de resíduos é um grande desafio. A ideia é conscientizar os servidores da importância de uma melhor gestão dos resíduos sólidos da saúde, evitando o descarte incorreto do lixo, o que leva o HC a pagar pelo tratamento de um resíduo comum que foi descartado como infectante.

 “Voltamos muito felizes com os prêmios, mas ainda temos muitos desafios. Estamos empenhados em realizar ações vitais para que o Hospital se desenvolva cada vez mais em termos de sustentabilidade e suas práticas. Contamos com o envolvimento de cada servidor, com apoio e acompanhamento da gestão, para que possamos continuar melhorando ainda mais esses indicadores”, finaliza Pavão.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here