Trabalho desenvolvido na FMB é premiado em Congresso

0
595

A Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB) foi premiada no XXXVIII Congresso Brasileiro de Pneumologia e Tisiologia, IX Congresso Luso-Brasileiro de Pneumologia e Tisiologia e XIV Congresso de Endoscopia Respiratória. O evento foi realizado entre os dias 11 e 15 de outubro no Rio de Janeiro e reuniu especialistas de todo o País.

A láurea foi concedida em virtude da apresentação de um trabalho científico desenvolvido no âmbito da Faculdade com mulheres grávidas que possuem o hábito de fumar. Denominado, “Cessação do Tabagismo no Período Gestacional e Após o Parto: Resultados de Intervenção Breve”, a pesquisa demonstrou os resultados de uma intervenção baseada em breves aconselhamentos que foram fornecidos individualmente para as gestantes durante as consultas de pré-natal e após o parto.

“Além destes aconselhamentos, nós desenvolvemos um vídeo e um manual com material educativo sobre os problemas associados ao hábito de fumar na gestação que foram distribuídos para as gestantes. Mostramos neste trabalho que a intervenção, isto é, aconselhamentos sobre os problemas decorrentes do fumo na gravidez que podem ocasionar para a gestação e para o feto/recém-nascido, foi eficaz, pois, as gestantes que participaram da intervenção pararam de fumar numa escala superior do que aquelas que apenas assistiram o vídeo e leram o manual”, explica o pesquisador André Bertani.

O projeto foi premiado na categoria “Tabagismo” com o primeiro lugar. “Pouquíssimos trabalhos como este foram realizados até o momento e, portanto, a FMB dá uma colaboração enorme à sociedade e aos gestores de políticas públicas, pois, mostra que é possível minimizar os impactos negativos do tabagismo na gestação com este modelo de intervenção de baixo custo”, complementa André.

A pesquisa foi desenvolvida por André Bertani, Laura Caram, Renata Ferrari, Thaís Garcia, Ana Natália, Suzana Erico Tanni e Dra. Irma de Godoy (orientadora).

Conheça o vídeo do trabalho: https://www.youtube.com/watch?v=xpbrIJNOUg0 (Consequências do Tabagismo para a Gestação)

Assessoria de Comunicação e Imprensa da FMB

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here