Uma prática de cuidado: Auriculoterapia é destaque na Semana da Enfermagem do HCFMB

0
62

Continuando as comemorações da Semana da Enfermagem, durante os dias 11 e 12 de maio, equipes do Hospital Estadual Botucatu (HEBo), do Pronto-Socorro Referenciado (PSR), da UTI e das Enfermarias Covid do HCFMB tiveram um momento de cuidado extra, com sessões de auriculoterapia.

A ação foi realizada pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) do HCFMB, em parceria com o Departamento de Assistência à Saúde, com o Núcleo de Reabilitação e com as Gerências de Enfermagem do HC, HEBo e SARAD. A enfermeira Júlia Laurindo e os fisioterapeutas Adriana Castilho Paes e Thiago Moro Neves aplicaram a terapia nos colaboradores.

A auriculoterapia é um ramo da acupuntura e faz parte da Medicina Tradicional Chinesa, e baseia-se na teoria de que o corpo humano pode ser totalmente representado na orelha. A estimulação de pontos específicos pode contribuir para o diagnóstico e tratamento de doenças, dores e outros desequilíbrios.

Segundo Júlia, que é pós-graduada em medicina tradicional chinesa, o projeto surgiu no SARAD em 2018, a partir de uma observação do adoecimento frequente de profissionais da Saúde. Com a efetivação das sessões de auriculoterapia, a quantidade de adoecimentos diminuiu e aumentou a demanda pela terapia, passando para outros setores. “As terapias alternativas não eliminam o cuidado médico, mas ajudam muito no tratamento e vemos o resultado, muitas vezes, de imediato. Trazer esta prática para o dia-a-dia dos profissionais e reforçar na Semana de Enfermagem é uma forma de carinho, para comemorar esta data e renovar as energias”.

Dados do SESMT apontam que, durante a pandemia, foram realizados mais de 1.500 atendimentos de auriculoterapia para funcionários. “O programa já existia desde 2018, mas a pandemia fez com que precisássemos mudar a nossa forma de atuaçãopara atingirmos mais pessoas. Iniciamos com os atendimentosnos setores, em especial nas áreas Covid, e os resultados têm sido maravilhosos”, informa Camila Polo, enfermeira do SESMT.

Líderes de Enfermagem do Complexo HC relatam benefícios da prática nas equipes

Supervisora Técnica de Enfermagem do PSR, Patrícia Corrêa de Souza relata que o acolhimento impulsionado por práticas como esta é importante para os profissionais, que se sentem cuidados e motivados. “Muitos profissionais sofrem de dores, sejam elas físicas, emocionais ou psicológicas, e a auriculoterapia tem nos auxiliado nesse cuidado aos profissionais. O resultado foi muito satisfatório e a equipe sempre aguarda, ansiosa, o momento de fazer a terapia”.

Gerente de Enfermagem do HEBo, Bárbara Nery reforça que todo dia é dia de valorizar e agradecer os profissionais, principalmente neste tempo de pandemia. “Na Semana da Enfermagem, acolher a equipe pelas sessões de auriculoterapia é como se estivéssemos dando um grande abraço e agradecendo a cada um por estar aqui e não desistir”.

Para os servidores que desejam realizar as sessões, é necessário pedir para a chefia imediata entrar em contato com o SESMT (ramais 6155 ou 6536) e solicitar mais informações sobre o atendimento no setor. “Aproveitamos a oportunidade para parabenizar todos os profissionais de Enfermagem pela dedicação e empenho em salvar vidas”, encerra Fabio Picchiotti, Diretor do SESMT.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here