Unesp Aberta recebe centenas de pessoas no câmpus de Rubião Jr.

0
648

Um evento pioneiro que permitiu à população adquirir conhecimentos, interagir e ter acesso à rotina da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB|Unesp) e Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB). O Unesp Aberta, evento que faz parte das ações do Programa de Difusão do Conhecimento Científico e Humanístico da Unesp, criado pela Comissão Permanente de Extensão Universitária e Cultura (CPEUC), recebeu centenas de pessoas entre os dias 21 e 25 de outubro.

Atividades

A comunidade acadêmica se reuniu para oferecer aos participantes uma série de ações que apresentaram os pilares Ensino, Extensão e Pesquisa dessas Instituições (FMB e HCFMB). Apresentações de resultados de projetos de pesquisa desenvolvidos na Faculdade (organizado pelo Escritório de Apoio à Pesquisa), visitas à Biblioteca do Câmpus, Centro de Memória e vivências em diversas ações do Centro de Saúde Escola (CSE).

A oficina sobre as demandas de Botucatu e a extensão universitária, organizada pela CPEUC e Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP), contou com a participação de representantes das Secretarias Municipais de Saúde e Educação, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – subseção de Botucatu, poder legislativo de Botucatu e representantes da comunidade acadêmica. O encontro permitiu o estreitamento ainda maior da troca de experiências entre Universidade e sociedade civil.

O Unesp Aberta também abriu as portas do Hemocentro do HCFMB e do Departamento de Patologia da FMB aos visitantes. Palestras sobre “Tecnologia e empregos no momento atual” e “Direitos Humanos” foram proferidas por experts no assunto.

A Unesp Aberta permitiu a interação entre alunos da ETEC Domingos Minicucci Filho ao apresentarem resultados do letramento pedagógico com a construção de “casos motivadores”. Enquanto universitários da medicina, enfermagem e nutrição mostravam as ações dialógicas por meio das Ligas Acadêmicas.

Foram registradas ainda apresentação do Coral e Encanto, Pratas da Casa, Dia de Feira no Câmpus, os jogos entre os servidores técnico-administrativos e demais representantes da comunidade acadêmica. Modalidades como futebol society (masculino), vôlei, atletismo, xadrez foram disputadas no último dia de atividades.

“Foi um potente trabalho em equipe. Orgulhosamente, já recebemos diversos reconhecimentos dos resultados preliminares, consolidaremos e registrar institucionalmente”, disse a vice-diretora da FMB, professora Jacqueline Teixeira Caramori. “Teremos, em breve, o momento de feedback dos participantes e iniciaremos o planejamento de 2020”, concluiu.

Núcleo de Comunicação, Imprensa e Marketing HC | FMB

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here