Unidade de AVC conclui Planejamento Estratégico para 2016

0
1280

Na manhã desta quarta-feira (16), na sala de reuniões da Superintendência do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB), a Unidade de AVC do Hospital, com a orientação e consultoria do Departamento de Auditoria, se reuniu para concluir seu Planejamento Estratégico de 2016.

Segundo Dra Maria Justina D. B. Felippe, diretora Técnica do Departamento de Auditoria, o Planejamento Estratégico é uma ferramenta que possibilita o estabelecimento de planos de ações estratégicas para se alcançar os objetivos e metas determinadas, por meio de análises gerenciais, aumentando a produtividade com a utilização mais eficaz dos recursos disponíveis.

Conforme abordagem de Dr. Gabriel Braga, coordenador médico da UAVC, ao se construir um Planejamento Estratégico, tem-se a explicitação de ações de melhorias que visam atingir metas e a forma proposta para alcançá-las. “Dessa forma, é possível estabelecer uma visão clara de onde estamos, o que ocorre em nosso redor e como superar eventuais dificuldades”, destaca.

De acordo com Justina, a monitorização dos processos e dados obtidos por meio de indicadores é um dos pontos fortes de um modelo de gestão por resultado. “Isso possibilita a mensuração objetiva dos resultados de um serviço e, consequentemente, o estabelecimento de pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças (a chamada Matriz SWOT)”, acrescenta.

“O Departamento de Auditoria tem sido um grande parceiro da Unidade de AVC há mais de um ano, auxiliando na implantação de técnicas contemporâneas de gestão que, sem dúvidas, foram essenciais para a obtenção recente do credenciamento pelo Ministério da Saúde”, salienta Gabriel Braga.

Entre as metas almejadas no Planejamento Estratégico 2016 da Unidade de AVC, está a obtenção da certificação pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), uma medida externa de qualidade de atendimento. “A obtenção de uma certificação deste porte é um passo importante para a comunidade do Hospital das Clínicas, especificamente aos pacientes, e também essencial na consolidação nacional desse modelo de atendimento ao Acidente Vascular Cerebral”, reitera Gabriel.

Na opinião de Justina, os frutos do trabalho em conjunto já estão sendo colhidos, com excelentes resultados na análise dos Indicadores e também por ocasião da habilitação em Portaria 556 (29 de junho de 2015) que caracteriza a Unidade de AVC como Centro de Atendimento de Urgência Tipo III aos pacientes e Unidade de Cuidado Integral ao AVC.

“Trabalhar com a equipe da Unidade de AVC, especificamente com a Enfermeira Simone Paixão e o Dr. Gabriel, foi extremamente gratificante e estimulante, pois todos estão imbuídos de novas conquistas e melhorias para a Unidade de AVC, nas quais a assistência ao paciente tornou-se foco principal de todo trabalho desenvolvido em 2015. Agradecemos o apoio de Dr. Rodrigo Basan, coordenador do Serviço de Neurovascular, da alta administração do Hospital das Clínicas, Gerências, Diretorias e Superintendência; para chegarmos até aqui e acreditamos que temos novos horizontes a visualizar e contamos com a motivação de todos para superarmos as dificuldades e conquistarmos a excelência em Gestão.”, finaliza Justina.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here