Venda de ecobags estimulam a prática da sustentabilidade no Complexo HC

0
111

Na última segunda-feira, 17, foi lembrado o Dia Internacional da Reciclagem, instituído pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) para estimular a reflexão sobre a importância do descarte correto dos itens consumidos e da transformação de um produto que não pode ser mais aproveitado em uma nova utilidade.

A preocupação com o meio ambiente e com a sustentabilidade no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) está presente em várias ações, sendo uma delas a confecção de sacolas sustentáveis (as ecobags), produzidas a partir da reutilização de Tecido Não Tecido (TNT) do Centro Cirúrgico e de retalhos inservíveis do setor de Costura do Hospital.

Segundo a coordenadora do Núcleo de Hospitais Sustentáveis (NHS), Prof.ª Karina Pavão, a ideia surgiu há, aproximadamente, 4 anos. “Identificamos no Centro Cirúrgico um grande descarte de mantas cirúrgicas, com tecidos totalmente limpos e não contaminados, que poderiam ser reaproveitados. A partir disso, começamos a confeccionar diversos itens, como bolsas para congressos, em parceria com a Oficina Terapêutica Estação Girassol”.

Com a ausência de congressos presenciais, a produção de sacolas foi destinada para o projeto É Dia de Feira do Câmpus da Unesp, do qual o NHS participa. “Com a parceria fundamental do Núcleo de Hotelaria Hospitalar e da equipe de Costura, podemos reaproveitar o material que seria descartado e estimular o consumidor a ser mais sustentável, substituindo as sacolas plásticas pelas retornáveis”, afirma Renata de Camargo Gomes, colaboradora do NHS.

Responsável pelo Núcleo de Hotelaria Hospitalar do HCFMB, Maria Elizandre Camilo de Oliveira reforça a satisfação de toda a equipe em participar deste projeto.“Fizemos esta parceria com o Núcleo de Hospitais Sustentáveis, frisando sempre a necessidade da conscientização de toda a equipe no reaproveitamento de materiais utilizados pelas costureiras. É muito gratificante poder contribuir paraum mundo mais sustentável”.

Para a Gerente de Relacionamento e Internação, Janaina Cristina Celestino Santos, a saúde deve ser sempre pensada de maneira sustentável, contribuindo para o bem estar da sociedade. “Estamos, em parceria, desenvolvendo ações que tornam nossa unidade sustentável e ecologicamente correta. Participar deste projeto nos faz repensar na nossa contribuição para com o meio ambiente”.

Prof.ª Karina explica que o dinheiro arrecadado com a venda das ecobags será destinado ao financiamento de outros projetos do NHS. “Desta forma, podemos realizar ações voltadas à sustentabilidade ambiental, econômica e social dentro do HC, promovendo a saúde planetária e procurando seguir os objetivos de desenvolvimento sustentável da Organização das Nações Unidas”, encerra.

Cada ecobag é vendida a R$ 5,00 e pode ser encontrada no Núcleo de Hospitais Sustentáveis (falar com Renata pelo telefone (14) 3811-6230, ramal 214, ou pelo e-mail rc.gomes@unesp.br) e durante a “Feira no Câmpus” que, por conta da pandemia, está ocorrendo em formato delivery, sempre nas segundas quartas-feiras de cada mês, das 11h às 13h, no gramado da Biblioteca do câmpus da Unesp de Rubião Júnior.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here