VII Curso teórico-prático de cuidados no final da vida

0
712

Nos dias 8, 9 e 10 de junho será realizado, no Salão Nobre da Faculdade de Medicina de Botucatu-Unesp (FMB) e nas salas de aula do Departamento de Anestesiologia da Instituição, o VII Curso teórico-prático de cuidados no final da vida. A iniciativa é organizada pelo Serviço de Terapia Antálgica e Cuidados Paliativos do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) e pela Liga de Anestesiologia, Terapia Intensiva, Dor e Cuidados Paliativos.

A capacitação é destinada a alunos de graduação em Medicina (a partir do 4º ano) e Enfermagem (a partir do 3º ano), residentes, médicos, assistentes sociais, psicólogos, farmacêuticos, fisioterapeutas e profissionais interessados no tema.

“Comunicação em Cuidados Paliativos”, “discussão de objetivos de cuidados”, “sintomas psíquicos comuns (depressão, ansiedade e delirium)” serão algumas temáticas abordadas no curso.

As inscrições podem ser realizadas pelo link: www.inscricoes.fmb.unesp.br/index.asp?configurar=true&codEvento=9247. A programação e outras informações podem ser encontradas neste endereço eletrônico.

VII Curso teórico-prático de cuidados no final da vida

O movimento de cuidados paliativos retoma os valores iniciais da prática médica e o doente passa a ser visto como um todo. Esse modelo de cuidado, interprofissional desde o seu início, se propõe abordar os aspectos físicos, psíquicos, sociais e espirituais do paciente portador de doença terminal, assim como de sua família.

Nesse modelo, a morte não é vista como inimiga a ser vencida, mas como um desfecho possível para o processo de adoecimento. O objetivo não é, portanto, prolongar ou encurtar a vida, mas minimizar a presença de sofrimento desnecessário.

O curso visa despertar no participante o desejo de aperfeiçoamento para melhor assistir os pacientes e familiares que enfrentam doenças crônicas, incapacitantes e que levarão à morte.

Assessoria de Comunicação e Imprensa da FMB

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here