O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) é a maior instituição pública vinculada ao SUS da nossa região. Referência no interior do Estado de São Paulo em atendimentos de alta complexidade, o HCFMB é uma autarquia ligada à Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES), associado à Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB | Unesp) para fins de ensino, pesquisa e assistência.

Localizado em Botucatu, a 280 km da capital, o HCFMB é responsável pelo atendimento do Departamento Regional de Saúde de Bauru (DRS VI), que conta com 68 municípios e abrange cerca de dois milhões de pessoas.

Hospital Estadual Botucatu (HEBO)

Caracteriza-se como hospital de pequeno porte, com foco no atendimento de baixa, pequena e média complexidade. A instituição contribui muito com a demanda assistencial regional, reduzindo as filas de espera por atendimentos eletivos e ambulatoriais. O HEBO também atende pacientes oncológicos em consultas e possui um ambulatório exclusivo para tratamento quimioterápico.

SARAD

Ligado ao Programa Recomeço do Estado de São Paulo, o Serviço de Atenção e Referência em Álcool e Drogas (SARAD) é o primeiro hospital público do Estado destinado ao tratamento e reabilitação de dependentes químicos considerados graves em um processo curto de internação.

Além do atendimento clínico, o SARAD possui uma equipe multidisciplinar formada por psiquiatras, psicólogos, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, enfermeiros, educadores físicos, entre outros.

Site: https://hcfmb.unesp.br/

Jornal: https://jornal.hcfmb.unesp.br/

Facebook: Hospital das Clínicas Botucatu

Instagram: @hcfmb

Youtube: https://www.youtube.com/@HospitaldasClinicasBotucatu

Ouvidoria: ouvidoria.hcfmb@unesp.br

Serviço de Informação ao Cidadão (SIC): sichcfmb@unesp.br

HCFMB: Av. Mario Rubens Guimarães Montenegro, s/n. UNESP Campus de Botucatu – CEP 18618-687 – Botucatu-SP

HEBO: Av. José Ítalo Bacchi, S/N – Jardim Aeroporto, Botucatu – SP, 18605-520

SARAD: Av. José Ítalo Bacchi, S/N – Botucatu, SP

Pronto-Socorro Adulto: Rua Joaquim Lyra Brandão, no 285 – Vila Assumpção – Botucatu/SP

Pronto-Socorro Pediátrico: Av. Mario Rubens Guimarães Montenegro, s/n. UNESP Campus de Botucatu – CEP 18618-687 – Botucatu-SP

Enfermarias, Unidades de Emergência, Hospital Estadual Botucatu e SARAD
24 horas por dia, 7 dias na semana

Ambulatórios
De segunda à sexta-feira, das 7h às 18h, com exceção do Ambulatório de Convênios, que funciona das 7h às 21h.

Administrativo (HCFMB e Unidades Externas)
De segunda à sexta-feira, das 7h às 18h

Cada paciente, com exceção daqueles internados em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), tem direito a receber 2 visitantes ao mesmo tempo, com limite de 4 pessoas/dia.

Para visitas a pacientes internados no prédio central do HCFMB, o visitante, ao chegar na portaria do Boulevard, deverá apresentar um documento oficial com foto para identificação no Sistema de Acesso e após receberá um crachá para acesso à enfermaria ou UTI solicitada.

O cadastro será realizado uma única vez e ficará registrado permanentemente, sendo utilizado nas visitas futuras. Ao finalizar a visita, deverá devolver o crachá na urna das catracas de saída do Boulevard. Somente serão liberadas novas visitas, quando o sistema acusar a saída do visitante anterior.

A entrada de visitantes menores de 12 anos não será permitida. As exceções serão autorizadas e informadas na recepção pelo enfermeiro responsável pelo plantão da unidade solicitante. O controle de visitantes por leito ocorrerá via sistema, onde estará disponível a relação de todos os pacientes hospitalizados.

Para pacientes em quartos de isolamento, será permitida a entrada de 2 visitantes por dia, sendo 1 por vez.
Não é permitido trazer alimentos, bebidas e cigarros. É permitido trazer somente material de higiene pessoal, se necessário. A entrada de visitantes no Pronto Socorro Referenciado se dará pela entrada de visitantes.

Para visitas a pacientes internados no Hospital Estadual Botucatu, o visitante deverá apresentar documento oficial com foto e relatar o grau de parentesco ao Controlador de Acesso da recepção, que fará o registro das informações em uma planilha, com horário de início e término da visita.
Enfermaria Cirúrgica: 2 visitantes, entrando 1 por vez;
Enfermaria de Cuidados Integrados: 4 visitantes entrando 2 por vez;
Isolamento: 2 visitantes, entrando 1 por vez.
Os horários estabelecidos para trocas de acompanhantes são às 8h e às 20h.

Horários de visita

HCFMB
Enfermarias Adulto e Pediátricas: das 16h às 19h

Unidades de Terapia Intensiva
UTI Cardiológica: das 17h15 às 18h15 (1 visitante/dia)
UTI Cirúrgica: das 11h às 11h30 / das 15h30 às 16h20 (1 visitante por horário)
UTI Neurológica: das 11h30 às 11h55 / das 16h30 às 17h20
UTI Clínica: das 10h25 às 10h55 /das 14h30 às 15h20 (1 visitante por horário)
UTI Neonatal
Os pais podem permanecer na unidade durante 24 horas. No período noturno somente um é
autorizado a permanecer, e a troca de acompanhante acontece nos seguintes horários: 9h, 15h e 21h.
O acompanhante deve ser maior de idade.
A visita é autorizada somente aos avós, diariamente, das 10h às 12h.
UTI Pediátrica: das 10h às 11h /das 16h às 17h (1 visitante por horário)
Horários de permanência para o acompanhante (mãe, pai ou responsável legal): das 10h30 às
17h e das 22h às 6h

Maternidade: das 16h às 19h (todas as pacientes tem direito a visita, mesmo que estejam com acompanhante)

Pronto-Socorro Referenciado
Ala amarela / Azul/ AVC / Pediatria: das 20h às 21h
Observação / Ala Verde/ emergência: das 16h às 17h

Pronto-Socorro Adulto: das 14h às 15h

Pronto-Socorro Pediátrico: das 13h30 às 14h

Hospital Estadual Botucatu: das 16h às 19h

SARAD: das 8h30 às 9h30 / das 13h30 às 14h30 / das 17h30 às 18h30
Não há limite de visitantes

Os Prontos-Socorros do HCFMB utilizam o Protocolo de Acolhimento com Classificação de Risco, que é um sistema de triagem classificatória de risco, implementado para assegurar que os doentes sejam observados por ordem de necessidade clínica e não por ordem de chegada, garantindo que os tempos para primeira avaliação médica sejam cumpridos de acordo com a gravidade clínica do doente. Este protocolo é baseado em categorias de sinais e sintomas que serão selecionados a partir da situação/queixa apresentada pelo paciente, sendo identificado por meio das cores vermelha (emergência), laranja (muito urgente), amarela (urgência), verde
(não urgente) e azul (atendimento de baixa complexidade).

Pronto-Socorro Referenciado

O Pronto-Socorro Referenciado (PSR) atua especificamente com atendimentos referenciados de locais e setores de menor complexidade, objetivando o não atendimento de portas abertas.

A unidade prioriza atendimentos especializados de média e alta complexidade, garantindo a efetividade e agilidade dos casos graves, além de reduzir a pressão da demanda espontânea de pacientes da Rede Primária de Saúde no setor. É referência para os serviços de atendimento pré-hospitalar móvel de nossa microrregião, recebendo os pacientes atendidos pelo Serviço Móvel de Urgência (SAMU), Corpo de Bombeiros e concessionárias de rodovias. É referência também para a Central de Regulação e Oferta de Serviços de Saúde – CROSS, unidade reguladora estadual dos leitos e vagas de urgência e emergência do Estado de São Paulo.

Ao chegar no PSR, o paciente deverá realizar a retirada da senha de atendimento no totem e aguardar ser chamado pela Classificação de Risco, que realizará avaliação de acordo com a gravidade. Após, o paciente será encaminhado para atendimento com médico clínico geral ou à especialidade correspondente. A prioridade de atendimento é concedida a pacientes com risco iminente de morte e idosos acima de 60 anos.

Pacientes trazidos pelos serviços de atendimento pré-hospitalar não deverão passar pela Classificação de Risco e serão encaminhados diretamente à sala de emergência para atendimento médico imediato e, caso haja necessidade de atendimento de especialistas, será
solicitado pelo médico assistente. Pacientes atendidos no PSR que não necessitarem de internação, depois de estabilizados, serão encaminhados à Atenção Primária de Saúde de seu município.

Por ser um Pronto-Socorro Referenciado, os atendimentos aos pacientes são realizados mediante encaminhamento médico via CROSS ou PSA, para atendimentos de baixa complexidade, os pacientes deverão procurar atendimento na Atenção Primária de Saúde de
seu município.

O PSR atende emergências em pacientes adultos e pediátricos.

Pronto Socorro Adulto

O Pronto-Socorro Adulto (PSA) realiza atendimento de Urgência / Emergência 24 h/dia a pacientes maiores de 15 anos completos do município de Botucatu e das cidades da área de abrangência: Anhembi, Bofete, Pardinho, Torre de Pedra e Porangaba.

O PSA efetua acolhimento com classificação de risco e tem um fluxo definido com os serviços externos (SAMU, COBOM, CAPS) e interno (HCFMB).

A orientação de fluxo no PSA é realizada no momento do acolhimento com classificação de risco do paciente. Quando a queixa do paciente é classificada como não urgente (azul) é realizada orientação com redirecionamento de fluxo, através de um documento impresso e assinado pelo enfermeiro da Classificação de Risco, encaminhado ao serviço social.

O paciente é chamado e orientado por um assistente social sobre a unidade de referência, de acordo com a sua residência. Após às 18h, o paciente é encaminhado para a unidade de Pronto Atendimento Noturno, também mais próxima de sua residência. Esse redirecionamento é feito até as 21h, permitindo deslocamento do paciente antes do encerramento das atividades nas unidades.

Pronto-Socorro Pediátrico

O Pronto-Socorro Pediátrico (PSP) realiza atendimento de Urgência e Emergência a pacientes de 0 a 14 anos 11 meses e 29 dias, a unidade possui acolhimento com classificação de risco, classificando os atendimentos de acordo com a gravidade de cada caso.

O PSP tem uma pactuação com os serviços externos (SAMU, COBOM, CAPS) e interno (HCFMB), também realiza atendimentos dos municípios de Anhembi, Bofete, pardinho, Torre de Pedra e Porangaba.

A maternidade do HCFMB faz parte da Rede Cegonha e atende pacientes de média e alta complexidade, independentemente do local de realização do pré-natal.

No Pronto Atendimento da Mulher (PA da Mulher) são atendidas as mulheres gestantes, com queixas obstétricas e em trabalho de parto. Nossos atendimentos são de urgência, emergência, casos encaminhados pelas UBS, SAMU e demanda espontânea 24 horas.

Além das pacientes gestantes, também temos atendimento de casos ginecológicos agendados, encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Botucatu e região, Pronto Socorro (PSR/ PSA) e Atendimento as vítimas de violência sexual, em mulheres com idade superior a 14 anos, 11 meses e 29 dias.

Para abertura da ficha de atendimento, a cliente deverá possuir registro no HC-FMB, caso não possua deverá apresentar documentação pessoal: CPF, RG, certidão de nascimento, cartão do HCFMB ou Cartão Nacional de Saúde (CNS). A falta de documentos não será motivo para recusar o atendimento, porém será orientada a comparecer, a cliente e/ou seu responsável a Seção de Registro em 24 horas munida de seus documentos para atualização dos dados. As gestantes deverão preferencialmente apresentar o cartão de pré-natal.

A enfermaria de Obstetrícia oferece atendimento às gestantes, puérperas, recém-nascidos e neonatos. É localizada no piso térreo do HC, e as internações vem provenientes do PA da Mulher, Pronto Socorro Referenciado, UTIs ou demais enfermarias.

É permitida junto à parturiente, um acompanhante durante todo o período de trabalho de parto, parto e pós-parto imediato, de escolha dela. A paciente pode receber 2 (duas) visitas por dia no horário estabelecido pela instituição, sendo permitido a entrada de 1 visitante por vez.

As internações eletivas são previamente agendadas na consulta médica e os pacientes chegam ao HCFMB provenientes de suas residências, com entrada pela Unidade de Recepção e Altas. Nas internações de urgência, os pacientes são encaminhados a partir do atendimento de emergência.

As internações devem ser solicitadas por médicos integrantes do corpo clínico do HCFMB e todo procedimento é gerenciado pelo Núcleo Interno de Regulação (NIR). A efetivação das internações é no Setor de Registro, localizado junto à Unidade de Recepção e Altas.

Quando chegar ao hospital, o paciente deverá se dirigir à Unidade de Recepção e Alta, localizada no térreo, próximo à maternidade, portando carteira de identidade, CPF e cartão do SUS. A partir do momento da admissão, o paciente e seu familiar receberão as orientações, os termos de compromissos que devem ser assinados, as orientações gerais a respeito de horários de visitas, horários para troca de acompanhantes e algumas normas para sua estadia.

Durante a hospitalização, o paciente utilizará a roupa fornecida pelo hospital, sendo necessário trazer somente produtos de higiene pessoal, como, por exemplo, sabonete, escova e pasta de dentes, pente, além de roupas para o frio e chinelos (antiderrapantes).
Recomenda-se não trazer e/ou manter objetos de valor (joias, relógios, dinheiro, cartão de crédito etc.) durante a internação. O hospital não se responsabiliza pela guarda/extravio desses itens e não possui guarda-volumes para pacientes e/ou acompanhantes.

Toda informação a respeito do estado de saúde e procedimentos realizados não será repassada por ligação telefônica e sim durante os horários de visita ou quando a equipe médica convocar o familiar / responsável. O HCFMB não solicita a familiares pagamentos de exames, procedimentos ou cirurgias e todos os custos referentes à hospitalização são arcados pelo SUS.

Será permitida a presença de um acompanhante por paciente menor de 18 anos e maior de 60 anos. As exceções deverão ser autorizadas pelo enfermeiro responsável pelo plantão da unidade solicitante.

As trocas de acompanhantes ocorrerão somente na portaria do Boulevard nos seguintes horários: 9h, 14h e 21h.

Diariamente, os enfermeiros responsáveis encaminharão a relação de quais pacientes estão autorizados acompanhantes, para que o controle seja realizado pela recepção.

O acompanhante deverá entrar pelo Boulevard, e se identificar para a recepcionista que efetuará seu cadastro, caso ainda não o tenha, aguardando o acompanhante anterior para troca de crachá ou, caso não haja, poderá subir a seguir. Será sempre identificado com crachá específico.

Unidade de Recepção e Altas

Telefone: (14) 3811-6217 / 3811-6437
Horário de funcionamento: de segunda à sexta, das 7h às 22h; sábados, domingos e feriados, das 7h às 19h.

O Serviço de Terapia Intensiva adulto (SETI) do HCFMB, atende pacientes de alta complexidade, como exemplo, transplantes cardíaco, hepático e renal entre outros, provenientes do pronto socorro, centro cirúrgico e unidades de internações. O serviço está dividido em quatro unidades, sendo: cirúrgica, neurológica, clínica e cardiológica.

O HCFMB também possui a UTI pediátrica e UTI neonatal.

O HCFMB realiza cirurgias de pequeno, médio e grande porte, em caráter eletivo, urgência e emergência. Todas as cirurgias eletivas são agendadas após avaliação e indicação médica.

No caso das urgências e emergências, existe uma classificação por cores para atender os pacientes de acordo com a gravidade, sendo: vermelho – atendimento imediato, laranja – em até uma hora, amarelo – dentro de 6 horas, verde – dentro de 12 horas e azul – dentro de 24 a 48 horas para realizar a cirurgia.

Agendamento

O cirurgião responsável entrega o aviso cirúrgico eletivo com 48 horas de antecedência para elaboração do mapa cirúrgico e inserção das informações no sistema informatizado do HCFMB.

Convocação do paciente

A convocação do paciente cirúrgico é realizada pelo residente da especialidade, que orienta os pacientes com as seguintes informações:

Entrada: pela unidade de altas, às 7 horas, em jejum (água e sem escovar os dentes) para a coleta do pool de saliva, documento com foto, cartão do SUS, pedido de internação e Itens de higiene pessoal.

É obrigatória a presença de um acompanhante maior de idade.

Agendamento de exames

Para agendar exames, é necessário que o paciente compareça às recepções do Núcleo de Agendamento e apresente a requisição do exame feito pelo médico. São aceitas apenas requisições feitas pelo próprio HCFMB, padronizadas em seu sistema de informações.

Consultas ambulatoriais

Primeira consulta

Os agendamentos de consultas médicas para as diversas especialidades no HCFMB devem ser realizadas pelo Sistema Informatizado de Regulação do Estado de São Paulo (SIRESP), que centraliza as informações sobre a demanda por consultas e coordena a distribuição de vagas de acordo com a capacidade e agenda do hospital, seguindo as diretrizes do Governo do Estado de São Paulo.

O processo começa com a identificação do paciente, que deve procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) próxima de sua residência. Na UBS, o paciente passará por uma avaliação inicial de sua condição clínica. Com base nesta avaliação, o paciente pode ser encaminhado para um atendimento especializado no HCFMB, caso seja necessário. Esta indicação é feita de acordo com a especialidade médica requerida e a disponibilidade de serviços no hospital. Com o encaminhamento definido, os dados do paciente e a solicitação de consulta são registrados no SIRESP.

Com base nas vagas disponíveis, a Secretaria de Saúde do Município realiza o agendamento da consulta médica no HCFMB e o paciente recebe informações sobre a data, horário e a especialidade para a qual foi agendada.

Na data e horário marcados, o paciente comparece ao Hospital das Clínicas para a consulta com o especialista onde será atendido de acordo com a demanda médica e a especialidade em questão.

Com base nas vagas disponíveis, a Secretaria de Saúde do Município realiza o agendamento da consulta médica no HCFMB e o paciente recebe informações sobre a data, horário e a especialidade para a qual foi agendada. Na data e horário marcados, o paciente comparece ao Hospital das Clínicas para a consulta com o especialista onde será atendido de acordo com a demanda médica e a especialidade em
questão.

Consulta de retorno
As consultas de retorno são agendadas com o pedido médico presencialmente nas recepções do Núcleo de Agendamento do HCFMB. São aceitos apenas os pedidos de retorno padronizados, preenchidos pelo próprio HCFMB, através de seu sistema de informações.

Horário de Funcionamento dos Ambulatórios
De segunda à sexta-feira, das 7h às 18h, com exceção do Ambulatório de Convênios que funciona das 7h às 21h.

Localização dos Ambulatórios
Ambulatório de Especialidades: Distrito de Rubião Jr, S/N localizado à direita da portaria central.
Ambulatório de Transplantes: Distrito de Rubião Jr, S/N localizado em frente a Farmácia de Alto Custo.
Ambulatório de Ortopedia, Pediatria e Saúde Mental da Criança e Adolescente, Ginecologia e Obstetrícia e Convênios: Distrito de Rubião Jr, S/N, localizado próximo ao Boulevard.
Ambulatório Lucy Montoro e CERDAC: Distrito de Rubião Jr, S/N, localizado próximo ao Bom Prato.

Fluxo de atendimento ao usuário do Ambulatório de Especialidades

  • Confirmação da “presença” para consulta/coleta de exames
  • Ao entrar no andar térreo do prédio, o paciente/acompanhante deve dirigir-se ao toten e retirar uma senha para atendimento, aguardando na sala de espera até ser chamado pela recepção.
  • As chamadas das senhas devem ser acompanhadas em televisores fixados em ponto estratégico da sala de espera.
  • Ao perceber o chamado da senha, o paciente/acompanhante deve dirigir-se ao guichê identificado no painel, portando documentos de identificação para atualização do cadastro no sistema hospitalar.
  • O paciente é direcionado ao andar de sua consulta para abertura de atendimento.
  • O crachá de acesso é liberado para o paciente e um acompanhante. Na presença de vários acompanhantes, o restante deverá aguardar na sala de espera do térreo. Caso a equipe médica informe a necessidade de conversar com os outros acompanhantes, a entrada será liberada.
  • O Atendimento Preferencial ocorrerá conforme legislação vigente.

Caracteriza-se como hospital de pequeno porte, que tem por objetivo realizar cirurgias eletivas de pequena e média complexidade, referendadas pelo próprio HCFMB, e também pelos municípios que compõem o Pólo Cuesta. Realiza atendimento ambulatorial geral e oncológico, com consultas, internações e administração de quimioterapia adulto e infantil.

O agendamento de consultas / procedimentos/ cirurgias seguem os mesmos padrões do HCFMB.

Oncologia

O Ambulatório de Oncologia, realiza atendimentos a pacientes do SUS, prestando assistência individualizada aos pacientes portadores de neoplasias pelas especialidades da oncohematologia, oncologia clínica e oncologia pediátrica. A rotina assistencial está de acordo com as exigências da Agência Nacional de Vigilância Sanitária e boas práticas de preparação e administração de terapia antineoplásica, garantindo a segurança do paciente, promovendo qualidade de vida com abordagem ética e humanizada.

O ambulatório de laserterapia é integrado ao ambulatório de oncologia e recebe pacientes oncológicos com necessidade de prevenção e tratamento de eventos adversos relacionados à doença ou ao tratamento, como por exemplo: extravasamento de antineoplásicos,
radiodermatite, lesões de pele, paroníquia, síndrome mão pé, mucosite, entre outros.

Para agendamento da primeira consulta (caso novo), é necessário já possuir o resultado da biópsia.

No caso da oncopediatria, com a finalidade de realizar o diagnóstico precoce, os pacientes são encaminhados para o atendimento mediante suspeita ou confirmação de doença oncológica.

Os pacientes são admitidos, provenientes, das seguintes vias:
– Por meio de avaliação complementar do próprio serviço;
– Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (Cross);
– Encaminhamento do Ambulatório de Hematologia Geral;
– Encaminhamento pelo Pronto Socorro Referenciado;
– Contato direto da equipe médica de consultórios particulares e convênios com a equipe da Oncopediatria.

O horário de funcionamento é de 2ª feira a 6ª feira, das 7h às 18h.

A assistência aos pacientes internados na unidade é realizada por uma equipe interdisciplinar, formada por psiquiatras, psicólogos, assistentes sociais, terapeuta ocupacional, enfermeiros, técnicos de enfermagem, professores de educação física e outras especialidades conforme necessidade.

O tratamento inicia-se com a desintoxicação e, durante a articulação da rede e o preparo da alta, desenvolvem-se várias atividades terapêuticas, psicossociais e espirituais, com o objetivo de alcançar uma mudança no estágio motivacional do paciente, o que pode influenciar na sua reinserção ao convívio familiar, laboral e social.

O SARAD atende uma população de adultos e adolescentes, com internações de caráter voluntário, involuntário e compulsória, tendo como via de entrada os Prontos–Socorros de Botucatu e outros municípios regulados pela Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (CROSS) e Núcleo Interno de Regulação do HCFMB.

Para realizar a doação de sangue, é necessário:

– procurar espontaneamente o Hemocentro do HCFMB (não é necessário agendamento)
– apresentar documento emitido por órgão oficial com foto, como RG ou CNH;
– Estar com boa saúde;
– pesar mais que 50 kg;
– ter se alimentado e não estar em jejum;
– ter dormido ao menos 6 horas no dia anterior a doação;
– não apresentar sintomas de gripe ou de outras doenças infecciosas;
– não ter vida sexual promíscua;
– não ser usuário de drogas;
– não ter ingerido bebida alcoólica 12 horas antes da doação;
– ter entre 16 e 69 anos. Menores de 18 anos deverão apresentar a autorização dos pais ou responsável;
– caso tenha recebido dose de vacina contra gripe e não tiver apresentado reação, aguardar 48 horas para fazer a doação;
– se fizer uso de medicamentos, favor consultar antes o setor de captação do Hemocentro através dos telefones (14) 3811-6041/99624-7055/99631-5650 (podendo este contato ser via WhatsApp), devido as particularidades de tempo de inaptidão que cada medicamento possui.
– a doação de plaquetas segue os mesmos pré-requisitos descritos acima porém necessita de agendamento prévio pois são doações que necessitam de equipamento próprio para serem feitas e demoram aproximadamente uma hora e meia de duração. O agendamento pode ser realizado através dos telefones acima citados.

Direitos dos usuários atendidos no HCFMB

  • Receber atendimento gratuito, respeitoso, humanizado, seguro e adequado às suas necessidades, sem sofrer qualquer tipo de discriminação.
  • Ser chamado pelo nome e sobrenome.
  • Conhecer o nome, a categoria profissional e a função dos responsáveis pelo seu cuidado.
  • Ter prontuário individual, contendo a descrição de seu estado de saúde e do tratamento a que está sendo submetido, de forma clara, legível e com privacidade relacionada aos dados, mesmo após sua morte.
  • Ter resguardada a confidencialidade de toda e qualquer informação pessoal e clínica, por meio da manutenção do sigilo profissional.
  • Receber informações completas, de maneira simples, clara, objetiva e compreensível a respeito de seu tratamento, diagnóstico, tratamentos invasivos ou cirúrgicos, evolução provável do problema de saúde, etc.
  • Consentir ou recusar procedimentos ou condutas terapêuticas de forma livre, voluntária, esclarecida, após recebimento de informação adequada a respeito de sua saúde.
  • Ter acompanhante durante o período de internação, nos casos previstos em lei.
  • Receber visita, conforme horário e regras estabelecidos pelo HCFMB.
  • Receber ou recusar apoio psicológico, social e religioso, compatível com o ambiente hospitalar.
  • Ter garantida sua segurança e integridade física.
  • Receber, gratuitamente, medicamentos e equipamentos que mantenham a vida e a saúde.
  • Revogar a qualquer tempo ou recusar livremente, após devidamente esclarecidos os riscos inerentes, os procedimentos médicos, sejam eles os diagnósticos, terapêuticos ou mesmo as avaliações clínicas, desde que não haja risco de vida.
  • Ter seus valores, culturas e crenças respeitados integrados a seus cuidados.
  • Receber visita de religiosos de qualquer credo, sem que isso acarrete mudança da rotina de tratamento e do estabelecimento e ameaça à segurança ou perturbações a si ou aos outros, seguindo as normas do HCFMB.
  • Ter a liberdade, em qualquer fase do tratamento, de procurar uma segunda opinião, ou o parecer de outro profissional ou serviço sobre seu estado de saúde, ou sobre procedimentos recomendados.
  • Ter acesso ao conteúdo do seu prontuário ou de pessoa por ele autorizada e a garantia de envio e fornecimento de cópia, em caso de encaminhamento a outro serviço ou mudança de domicílio;
  • Ter o direito a uma morte digna junto a seus familiares e em local de sua escolha, esgotadas todas as possibilidades terapêuticas.
  • Ter acesso à continuidade das atividades escolares, em caso de internação de criança ou adolescente.
  • Ter o atendimento agendado nos serviços de saúde, preferencialmente com hora marcada.
  • Ter o direito a acompanhante, pessoa de sua escolha, nas consultas e exames.
  • Ter a seu dispor, ou de seus familiares, informações sobre a forma e os procedimentos necessários para a doação de órgão e tecidos.
  • Indicar, de sua escolha, a quem confiará a tomada de decisões para a eventualidade de tornar-se incapaz de exercer sua autonomia.

Deveres dos usuários atendidos no HCFMB

  • Fornecer informações completas nos atendimentos, nas consultas e nas internações sobre sua saúde: queixas, doenças prévias, hospitalizações anteriores, história de uso de medicamentos, drogas, reações alérgicas;
  • Expressar se compreendeu as informações e orientações recebidas e, caso ainda tenha dúvidas, solicitar esclarecimento sobre elas;
  • Seguir o plano de tratamento proposto pelo profissional ou pela equipe de saúde responsável pelo seu cuidado, que deve ser compreendido e aceito pela pessoa que também é responsável pelo seu tratamento;
  • Assumir a responsabilidade pela recusa a procedimentos, exames ou tratamentos recomendados e pelo descumprimento das orientações do profissional ou da equipe de saúde.
  • Respeitar a proibição de fumo e consumo de bebidas alcoólicas e / ou uso de drogas ilícitas nas dependências do HCFMB e exigir que seus acompanhantes também respeitem.
  • Adotar comportamento respeitoso e cordial com as demais pessoas que usam ou que trabalham no HCFMB.
  • Ter em mão seus documentos e, quando solicitados, os resultados de exames que estejam em seu poder.
  • Informar ao profissional de saúde responsável qualquer alteração inesperada na sua condição clínica.
  • Respeitar as normas e os regulamentos do HCFMB.
  • Responsabilizar-se pela guarda de seus objetos pessoais.

Com o intuito de facilitar cada vez mais a vida dos pacientes, desde 2018, nosso HCFMB conta com um aplicativo chamado HC em Casa.

O usuário pode consultar laudos de exames e de imagem; verificar histórico de atendimento no Complexo HC com todas as consultas, sessões e internações realizadas; ver resultados de exames laboratoriais; agenda de consultas; ter acesso à Ouvidoria e solicitação online de laudos e documentos; consultar a fila de espera e de atendimento nos Prontos-Socorros, entre outras funcionalidades.

O HC em Casa está disponível gratuitamente nas versões Mobile, Android e Tablet pelo Play Store e na plataforma App Store para os dispositivos Apple (IOS).

Para o cadastro no aplicativo, é necessário solicitar uma senha e assinar o termo de uso em qualquer posto de recepção do Complexo HC (Central de Agendamento e Núcleo de Convênios). No primeiro acesso à versão do aplicativo, é exibido um termo de uso que deve ser aceito para continuar permitir a sua utilização. O HC em Casa é de uso exclusivo para pacientes do Complexo HC.

Em qualquer serviço prestado pelo HCFMB, os prazos e o tempo de espera entre o agendamento e o atendimento dependerão de vários fatores, como a disponibilidade de agenda, o volume de procura e a urgência de cada caso.