A Diretoria de Divisão Médica e de Apoio Diagnóstico do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu foi criada em julho de 1981 e teve, como Diretores, os seguintes Professores: Dr. José Carlos Diniz da Gama, Dr. João Lauro Viana de Camargo, Dr. Pedro Achilles e Dr. Rubens Ramos de Andrade.

Em 07 de abril de 2000, pela Resolução UNESP 36, foi aprovada uma nova Estrutura Administrativa do Hospital das Clínicas, que entrou em vigor no dia 1º de maio de 2000, em que foram criados dois serviços dentro da Divisão Médica, a saber: Serviço Técnico de Pronto Socorro e Serviço Técnico de Diagnóstico e Terapia.

O setor transformou-se em Gerência de Unidades Especiais, abrangendo também o Hemocentro e, em 2019, transformou-se em Gerência de Exames Diagnósticos e Terapêuticos.

A Gerência abrange os seguintes setores: Seção de Anatomia Patológica; Setor Técnico Litotripsia; Setor de Exames Externos; Setor Técnico Hemodinâmica; Seção Técnica de Laboratório e Análises Clínicas; Seção Técnica de Endoscopia; Seção de Fisiodiagnóstico (eletrocardiograma, eletroneuromiografia, eletromanometria, eletroencefalografia, função pulmonar e fluxo vascular); Setor de Radiologia e Ultrassom; Setor de Tomografia e Ressonância Nuclear Magnética; Setor Técnico de Radioterapia e Setor Técnico de Medicina Nuclear.

Missão

Auxiliar a Superintendência do Hospital das Clínicas a gerir os assuntos pertinentes a área médica, implantando e coordenando o funcionamento das Unidades relacionadas ao atendimento médico e de apoio diagnóstico, além de, a partir de um trabalho permanente de avaliação de resultados, propor a criação, extinção ou fusão de novas unidades.

A Gerência está localizada no corredor da Administração do HCFMB, ao lado da Diretoria de Assistência à Saúde.

Coordenadora: 
Adriana de Fátima de Souza Gonçalves

Secretária: Ana Paula Ferrari

Telefone: (14) 3811 6218 – ramal 295
E-mail: gerdiag.hcfmb@unesp.br