Núcleo de Pesquisa

O HCFMB tem como missão estimular e favorecer a geração de conhecimento. Nessa missão, o Núcleo de Pesquisa é responsável por centralizar todos os processos envolvidos nas atividades de pesquisa, incluindo seu acompanhamento no âmbito da Instituição.

As formas de apoio à pesquisa podem incluir, mas não estão restritas, ao uso de equipamentos, capacitação de pessoal, recursos humanos, transferência de conhecimento, armazenamento e análise de dados, além de financiamento parcial ou completo do projeto.

Orientação para submissão de projetos de pesquisa

  • Orientação à submissão de projetos de pesquisa ao HCFMB;
  • Orientação à submissão de projetos de pesquisa aos órgãos regulatórios;
  • Elaboração e análise de orçamento;
  • Análise de viabilidade de execução do projeto de pesquisa no âmbito do HCFMB.

Auditoria de estudos clínicos conduzidos pelo corpo clínico nas dependências da Instituição

  • Acompanhamento na condução do projeto de pesquisa nas dependências da Instituição integrando as diferentes áreas envolvidas, quando aplicável, visando aperfeiçoar o sistema de avaliação do Núcleo de Pesquisa, além de prestar auxílio ao pesquisador na solução de problemas que possam comprometer o desenvolvimento da pesquisa.

1. Para Projetos de Pesquisa:

  • Projetos de pesquisa de qualquer Instituição, que queiram desenvolver atividades de pesquisa no HCFMB, devem ser submetidos à Plataforma on-line de Pesquisa (Plataforma sipe) da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB), respeitando a Portaria nº 213 de 29 de junho de 2016, na qual estabelece fluxo único de pesquisa na unidade universitária campus de Botucatu.
  • Os projetos serão avaliados quantos aos aspectos operacionais e orçamentários pela equipe técnica do Núcleo de Pesquisa com subsequente análise e anuência do Superintendente do HCFMB.
  • Os gastos com atendimento ambulatorial dos pacientes serão ressarcidos pelo SUS, pois se caracterizam como atendimento assistencial de rotina. Em casos de exames (laboratoriais e de imagem) complementares em pacientes ou grupo controle para análise do desfecho, estes devem ser arcados exclusivamente pelo pesquisador responsável.
  • Todas as atividades de pesquisa devem ser iniciadas após a emissão do Parecer Consubstanciado de Aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB-UNESP).

Documentação:

I. Cadastro e submissão do projeto à Plataforma Sipe: https://www3.fmb.unesp.br/portal/

II. Requisitos obrigatórios específicos do HCFMB:

a) Termo de Ciência e Anuência do responsável pelo setor no qual se pretende realizar a pesquisa no HCFMB. (Modelo de Termo de Ciência e Anuência do HCFMB);

b) O Pesquisador Principal, Orientador ou Colaboradores devem ter vínculo com o HCFMB.

2. Para obtenção de informações do HCFMB:

  • Para solicitar dados ao Centro de Informática Médica do HCFMB (CIMED) como dados informatizados dos pacientes, apresentação de contas e faturamento, bem como estatísticas e produção, a solicitação deve ser realizada via Departamento de Gestão de Atividades Acadêmicas (DGAA)- Núcleo de Pesquisa com formulário devidamente preenchido (Modelo- Levantamento de Dados do HCFMB).
  • A solicitação será analisada pelo Núcleo de Pesquisa e encaminhada eletronicamente ao CIMED via “Portal de Sistemas – HCFMB”;
  • O formulário pode ser entregue pessoalmente no DGAA ou via e-mail: pesquisadgaa@hcfmb.unesp.br
  • Os dados solicitados serão enviados para o e-mail indicado no formulário;
  • O prazo de libração dos dados pode ser de até 10 (dez) dias úteis.

3. Para obtenção e utilização de dados secundários de pacientes

  • Para solicitar imagens de exames de pacientes como radiografias, tomografias computadorizadas, ressonâncias magnéticas, ultrassons, eletromiografias, histopatológicos e outros para fins didáticos e científicos, a solicitação deve ser realizada via Departamento de Gestão de Atividades Acadêmicas (DGAA)- Núcleo de Pesquisa com o Termo de Sigilo e Confidencialidade (modelo HCFMB) devidamente preenchido com o objetivo de garantir a privacidade e confidencialidade do paciente.
  • O pedido será analisado, assinado e carimbado pela chefia do DGAA. Em seguida, o solicitante deverá levar o pedido assinado pelo DGAA ao serviço no qual serão coletados os dados.

O Núcleo de Pesquisa pertence ao Departamento de Gestão de Atividades Acadêmicas e está localizado no corredor central do HC (no antigo Laboratório de Informática Prof.ª Emérita Dináh Borges de Almeida), próximo ao Serviço Social e Boulevard.

Juliana Machado Rugolo (lattes)
Coordenadora do Núcleo de Pesquisa
Telefone: (14) 3811-6426
E-mail: jrmachado@hcfmb.unesp.br

Juliana Tereza Coneglian de Almeida (lattes)
Auxiliar de Pesquisa
Telefone: (14) 3811-6426

Telefone: (14) 3811-6426
E-mail: pesquisadgaa@hcfmb.unesp.br