Fique atento! Esta página será frequentemente atualizada com informações oficiais do Complexo Autárquico HCFMB sobre medidas de enfrentamento do novo coronavírus (COVID-19).

_______________________________________________________________
16/05/2021

Após dar início à vacinação em massa da população de Botucatu, que faz parte do estudo clínico de referência mundial da vacina Oxford-AstraZeneca, produzida no país pela Fiocruz, o Ministro da Saúde Marcelo Queiroga visitou na manhã de hoje, 16, o Laboratório de Biologia Molecular (LBM) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB).

A iniciativa do estudo da vacina produzida pelo laboratório AstraZeneca foi realizada pelo infectologista do HCFMB, Dr. Carlos Magno Fortaleza, e contou com a parceria entre Prefeitura de Botucatu, Governo Federal, Unesp, HCFMB e Fundação Gates.

O Laboratório do HCFMB será responsável por analisar e sequenciar as amostras do estudo. A partir destes resultados, será possível entender a real dimensão de como esse imunizante impacta na redução do número de casos, internações e mortes por COVID-19. Estes dados serão referência mundial aos outros países que utilizam esta vacina.

Saiba mais no nosso site, clicando aqui!

_______________________________________________________________
17/03/2021

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) tem oficialmente, a partir de 18 de março, mais dez novos leitos de UTI e mais 20 leitos de enfermaria COVID ativos, exclusivos para a assistência e tratamento de pacientes com casos graves da COVID-19.

Reconhecido pelo Governo do Estado de São Paulo como hospital referência no enfrentamento à pandemia, que já completa um ano, o HCFMB oficializou a expansão no início do mês de março, após tratativas com a Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo (SES).

Estes dez novos leitos complementam os 30 que já estavam em funcionamento no HCFMB. Já os 20 novos leitos de enfermaria completam os 50 já ativos, totalizando assim 40 leitos de UTI COVID e 70 leitos de enfermaria COVID exclusivos para a assistência de pacientes com diagnóstico confirmado do novo coronavírus.

Saiba mais clicando aqui!

_______________________________________________________________
27/01/2021

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) recebeu da Prefeitura Municipal de Botucatu 1.500 doses da vacina de Oxford, desenvolvida pela Universidade de Oxford, no Reino Unido, em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Na última semana, o HCFMB foi selecionado para a fase prioritária da vacinação, recebendo 4.400 doses da vacina do Instituto Butantan. Por ser realizada em duas doses, o lote atendeu apenas 2.200 dos 5 mil colaboradores do HCFMB.

_______________________________________________________________
22/01/2021

Médico nefrologista da Unidade de Diálise do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) e atual reitor da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – Unesp, o Prof. Dr. Pasqual Barretti recebeu na tarde de 22 de janeiro a primeira dose da vacina contra a COVID-19, no Centro de Referência em Imunobiológicos Especiais (CRIE) do HCFMB.

Barretti foi vacinado no HCFMB porque, mesmo assumindo neste ano a Reitoria da Unesp, continua atuando na Unidade de Diálise duas vezes por semana nos horários estendidos da unidade, que funciona normalmente até as 22h, em três turnos, além de continuar exercendo suas funções no combate à pandemia no HCFMB.

_______________________________________________________________
19/01/2021

HCFMB recebe vacinas do Instituto Butantan e imuniza a primeira profissional de saúde do interior do Estado

No fim da tarde de 18 de janeiro, o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) foi o terceiro hospital a receber as primeiras doses da vacina do Instituto Butantan distribuídas no Estado.

Na presença do Governador João Doria, do Superintendente do HCFMB Dr. André Balbi, e demais autoridades municipais, o HCFMB foi o primeiro hospital da região a iniciar a vacinação em profissionais da saúde, priorizando os que atuam na linha de frente no tratamento de pacientes da COVID-19.

Saiba mais no nosso site, clicando aqui!

_______________________________________________________________
17/01/2021

HCFMB é um dos primeiros hospitais do Estado a receber a vacina do Instituto Butantan

Após a aprovação do uso emergencial da vacina do Instituto Butantan pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa, o Governo do Estado de São Paulo anunciou o início do Plano de Imunização contra a COVID-19.

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) está entre os seis primeiros hospitais referência no tratamento de casos graves da COVID-19 do Estado que receberam as primeiras doses da vacina na segunda, 18, conforme anunciado em coletiva de imprensa pelo Governador João Doria. Veja mais no nosso site!

Nota oficial – ocupação máxima de leitos UTICOVID

Frente ao fluxo intenso de internação de pacientes com suspeita ou diagnóstico confirmado de COVID-19 vindos de todas as cidades que compõem a DRS VI Bauru nos últimos dias, o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB), instituição reconhecida oficialmente pelo Governo do Estado de São Paulo como hospital referência para tratamento de casos graves da COVID-19, comunica que atingiu hoje, 17 de janeiro, sua ocupação máxima nos leitos de UTI COVID.

Confira a nota completa aqui!

_______________________________________________________________
06/01/2021

Após tratativas com a Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo, na manhã de 6 de janeiro, o HCFMB recebeu autorização do Governo do Estado de São Paulo para a reabertura de 06 leitos de UTI COVID que haviam sido desabilitados pelo Ministério da Saúde. Estes novos leitos complementam os 24 já em operação no HCFMB, totalizando então 30 leitos de UTI exclusivos para a assistência de casos graves de COVID-19. A porcentagem diária da ocupação de leitos de UTI do HCFMB passou a ser calculada com base no número de 30 leitos a partir de 7 de janeiro.

_______________________________________________________________
23/10/2020

Desde o início da pandemia da COVID-19, em março deste ano, o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) estruturou diversas ações para proteção de seus colaboradores e usuários, graças a um trabalho coletivo envolvendo vários gestores. Orientações e treinamentos ministrados aos funcionários, estruturação da testagem em pool de saliva, definição de fluxo próprio para funcionários sintomáticos para coleta de swab (RT-PCR) e separação entre áreas que atendem pacientes suspeitos e confirmados de COVID-19 são exemplos práticos destas ações.

Uma das iniciativas, implantada em agosto, foi a Autodeclaração de Sintomas, elaborada a partir do Protocolo de Testagem da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES), sendo composta por um questionário em que o servidor se declara sintomático ou assintomático ao iniciar sua jornada de trabalho presencial diariamente. O fácil acesso ao questionário e a simplicidade no preenchimento permitem que o servidor comunique sua condição em poucos segundos. Saiba mais no nosso site!

_______________________________________________________________
09/10/2020

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) anunciou, na manhã da última quinta-feira, 8, mais um importante avanço na ampliação da estrutura do combate à Covid-19: a doação de um equipamento que auxiliará na testagem diagnóstica da doença em pacientes atendidos pelo HC e, após a pandemia, também irá contribuir no diagnóstico de outras doenças infecciosas e genéticas.

Saiba mais no nosso site, clicando aqui!

_______________________________________________________________
06/10/2020

Dr.ª Mônica Bannwart, Dr.ª Patrícia Polla, Dr. Alexandre Naime e Dr.ª Erika OrtolanPara otimizar a rotina hospitalar no enfrentamento da Covid-19 e oferecer aos pacientes o que há de melhor em termos de conhecimento médico, o Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) lançou no último mês o Manual do Cremesp de Melhores Práticas Clínicas na Covid-19. A obra reúne conteúdo técnico baseado em evidências com informações práticas detalhadas para médicos, em relação ao atendimento e tratamento de pacientes com Covid-19.

Desde o início da pandemia no Brasil, o Cremesp passou a organizar aulas on-line como estratégia de resposta sobre uma doença ainda desconhecida, trazendo tantos dados clínicos quanto ao manejo de pacientes portadores da Covid-19.

Assim, informações publicadas no Manual foram obtidas pelo conhecimento de profissionais renomados, considerados referência no assunto de várias instituições estaduais, apresentado em lives promovidas pelo Cremesp. Quatro médicos do HCFMB contribuíram para o projeto e foram homenageados pelo Conselho, em reconhecimento ao serviço prestado aos médicos brasileiros no enfrentamento da infecção.

Clique aqui e saiba mais!

_______________________________________________________________
24/09/2020

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) recebeu da Associação dos Médicos Plantonistas (AMP) da instituição a doação de três displays de álcool em gel, itens essenciais e indispensáveis atualmente na rotina do Hospital na prevenção contra a pandemia da COVID-19.

Os displays foram instalados na entrada principal do Boulevard, no Refeitório e na própria Associação dos Médicos Plantonistas, e são acionados ao pisar em um dispositivo, despejando assim álcool em gel na mão da pessoa.

Saiba mais clicando aqui!

_______________________________________________________________
18/09/2020

Passadas mais de 24 semanas da pandemia da Covid-19, o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB), referência no Estado de São Paulo no tratamento de casos graves de coronavírus, divulga o segundo volume do relatório de atividades, chamado “Mais 12 semanas no HCFMB durante a pandemia da COVID-19”.

Enquanto o volume 1 tratou das 12 primeiras semanas deste período, mostrando com total transparência todas as ações realizadas desde o início da pandemia, este volume retrata as 12 semanas seguintes, totalizando 24 semanas de muito trabalho, improvisações, dificuldades e resultados inesperados.

Veja a matéria completa clicando aqui!

O manual se encontra em nossos Materiais Informativos!

_______________________________________________________________
06/08/2020

Uma medida preventiva inédita, com o intuito de enfrentar a epidemia do COVID-19 de modo ainda mais eficaz, foi lançada no HCFMB: o Programa de Controle da COVID-19.

O objetivo do programa é aumentar a segurança de pacientes e servidores que estão dentro do Complexo HCFMB, permitindo a rápida identificação e isolamento dos possíveis infectados com o novo coronavírus, para que o impacto da pandemia seja reduzido ao máximo no âmbito hospitalar.

Este modelo de prevenção é baseado em estudos científicos que priorizam dois pilares essenciais no controle da pandemia: a declaração de sintomas do COVID-19 e o rastreamento para detecção de possíveis infectados em assintomáticos.

Saiba mais clicando aqui!
Confira o cronograma de testes para colaboradores!

_______________________________________________________________
27/06/2020

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) participou, na manhã deste sábado, 27, no Teatro Municipal “Camilo Fernandez Dinucci”, do anuncio de um importante avanço no combate à pandemia do COVID-19. Um moderno aparelho que permitirá triplicar a capacidade da realização de testes diagnósticos da doença será doado ao HCFMB. A ação foi intermediada pela Prefeitura de Botucatu junto ao Grupo Ruas, proprietário da encarroçadora de ônibus Caio Induscar, que foi responsável pela doação do equipamento que custará R$ 293 mil.

Saiba mais no nosso site, clicando aqui!

_______________________________________________________________
19/06/2020

Inspirar pessoas, resgatar valores e motivar reflexões: este é o objetivo da 1ª Conferência de Comunicação Social do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB), realizada entre os dias 22 a 25 de junho, de forma online e gratuita, com transmissão pelas redes sociais do Hospital.

Organizada pelo Núcleo de Comunicação, Imprensa e Marketing (NCIM) da instituição, a primeira edição do evento trouxe o tema “Propósito de vida: esses somos nós”, com o intuito de manter os profissionais de Saúde e a sociedade em geral motivados para continuarem suas missões de vida e resgatarem sua autoestima e resiliência, mesmo em tempos de pandemia, além de incentivar a arrecadação de fundos para a campanha Sem Luta, não há Vitória, iniciada no mês de março.

Confira as lives disponíveis em nosso Facebook e no nosso Youtube!

_______________________________________________________________
19/06/2020

Reconhecido pelo Governo do Estado como hospital referência no atendimento de casos graves de COVID-19, o HCFMB conta oficialmente a partir de hoje com 30 leitos de UTI exclusivos para pacientes com diagnósticos confirmados de COVID-19.

Na última semana, o Governo do Estado de São Paulo destinou ao HCFMB um lote de 14 novos respiradores. Os equipamentos passaram por adequações e foram instalados nos leitos, abertos na manhã de hoje, após visita e vistoria de representantes da Vigilância Sanitária e do  Departamento Regional de Saúde (DRS VI) Bauru, do qual o HCFMB faz parte.

Saiba mais no nosso site, clicando aqui!

_______________________________________________________________
16/06/2020

Nos últimos meses, a pandemia causada pela Covid-19 está chamando a sociedade para rever muitos aspectos sobre a vida e suas relações e, entre elas, com o meio ambiente. Depois que a pandemia passar, será que o consumismo irá perdurar? Haverá uma consciência maior sobre geração do lixo, sobre a cadeia produtiva das coisas e sobre como o ser humano tem gerado um desequilíbrio no planeta?

A partir de 16 de junho e durante as próximas semanas, o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB), por meio de sua Unidade Especial de Saúde Sustentável (UESS), mostrará alguns desafios e caminhos para melhorar a sustentabilidade do planeta pós-pandemia.

Confira as matérias já publicadas sobre o tema:

Covid-19 e meio ambiente – impacto ambiental e social dos tecidos (30/06)
Covid-19 e mudanças climáticas – momento decisivo para transformações 
(23/06)
Covid-19 e Meio Ambiente: uma oportunidade de transformação (16/06)

_______________________________________________________________
11/06/2020

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) recebeu do Governo do Estado de São Paulo 14 novos respiradores, equipamentos essenciais nos leitos de UTI que atualmente estão em falta no mercado, para o enfrentamento da pandemia da COVID-19.

Saiba mais no nosso site, clicando aqui!

_______________________________________________________________
10/06/2020

No dia 20 de junho, das 14h às 20h, o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB), através de seu Núcleo de Relações Externas, a Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB), através do Comitê de Ação Cultural (CAC), e a Fundação para o Desenvolvimento Médico e Hospitalar (Famesp) promoveram uma live show solidária, com o objetivo de arrecadar recursos para a compra de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) que serão destinados ao HCFMB e ao Centro de Saúde Escola (CSE), unidade auxiliar da FMB.

O evento fez parte da campanha Sem Luta, não há Vitória, lançada pelo Hospital no último mês de março. Durante todo o sábado, artistas de diversos estilos se revezaram nas apresentações: Aerofole, Fundo de Conversa, Ricardo & Natália, Léo Carvalho, Aquijazz e Inter-pretando.

A live foi transmitida pelo endereço hcfmb.unesp.br/live e pela página do HCFMB no Facebook, com apoio logístico e técnico da equipe da TV Unesp. Também apoiam este evento a Leão Produções e Eventos e o Instituto de Biociências da Unesp Botucatu (IBB).

_______________________________________________________________
08/06/2020

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB), maior instituição pública vinculada ao Sistema Único de Saúde (SUS) da nossa região, sempre foi considerado referência estadual e nacional em assistência, ensino, pesquisa e extensão.

No ano de 2020, o HCFMB acumulou mais um título: foi reconhecido pelo Estado de São Paulo como hospital referência no tratamento de casos graves de COVID-19, o novo coronavírus.

Enfrentar a pior pandemia dos últimos 100 anos é uma tarefa árdua, que conta com o esforço e dedicação de uma equipe extremamente comprometida com a saúde não só da região, mas de todo o país.

Sendo assim, o HCFMB reúne todas as informações deste caminho já percorrido no relatório “12 semanas de COVID-19 no HCFMB”, que apresenta com total transparência todas as ações realizadas nas primeiras 12 semanas desde o início da pandemia, mostrando como o HC cresceu, inovou e se adaptou em tão pouco tempo ao novo momento da saúde no Brasil.

O relatório conta com a descrição das ações de várias áreas do HCFMB, prestação de contas e até o final de 2020, terá uma nova versão, com dados atualizados. Veja o Relatório em nossos materiais informativos!

_______________________________________________________________
21/05/2020

Para homenagear os profissionais da saúde de Botucatu e região, o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) entregou hoje aos representantes das Secretarias de Saúde das cidades do Polo Cuesta caixas de chocolates Cacau Show, doadas ao HCFMB pela fábrica na última semana.

A ação do HCFMB tem o intuito de valorizar e homenagear os profissionais de saúde que estão na linha de frente não só no combate ao COVID-19, mas em todos os atendimentos prestados pelas áreas da saúde da nossa região.

Saiba mais clicando aqui!

_______________________________________________________________
19/05/2020

Em mais uma ação de humanização, o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) implantou na última semana o projeto “Boletim Virtual”, para que os familiares de pacientes internados em UTI com diagnóstico de Covid-19 tenham notícias diretamente dos médicos, através da realização de videochamada.

Saiba mais no nosso site, clicando aqui!

_______________________________________________________________
05/05/2020

Desde o dia 4 de maio, o HCFMB iniciou um projeto de “visitas virtuais” para os pacientes internados com diagnóstico de Covid-19 nas enfermarias, com o objetivo de humanizar o atendimento e amenizar o sofrimento que o isolamento causa, principalmente nos idosos. Saiba mais clicando aqui!

_______________________________________________________________
27/04/2020

Visando à segurança dos colaboradores, a Superintendência do HCFMB, em conjunto com a Diretoria de Assistência à Saúde e a Comissão de Controle de Infecção Relacionada à Assistência (CCIRAS), adotou novas medidas de uso de máscaras nas dependências do Hospital.

A partir desta segunda-feira, 27, foi iniciada a distribuição de uma máscara em TNT por dia de trabalho para funcionários das áreas administrativas e de apoio. As máscaras são distribuídas em todo o Complexo HC, em postos espalhados pelo Hospital e por suas unidades externas (Hospital Estadual Botucatu, SARAD e Prontos-Socorros Adulto e Pediátrico), devendo ser descartadas no final do dia.

Saiba mais clicando aqui!

_______________________________________________________________
17/04/2020

Primeira paciente confirmada com COVID-19 em Botucatu recebe alta no HCFMB

Alívio e emoção. Estas duas palavras definiram hoje os sentimentos de Maria Aparecida Teixeira, 62, a primeira confirmada com COVID-19 da cidade de Botucatu, e que teve alta na manhã de hoje do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB).
Depois de uma dura, porém vitoriosa batalha contra a doença, a paciente recebeu uma homenagem preparada pelos profissionais da saúde HCFMB antes de deixar a unidade.

Maria Aparecida estava internada no HC desde o dia 23 de março, após identificar os primeiros sintomas, que apareceram depois de uma viagem que ela realizou a São Paulo. Desde a confirmação do diagnóstico de COVID-19, seu quadro se agravou, e ela chegou a passar cerca 15 dias na UTI, sob ventilação mecânica. Confira no nosso site a matéria completa!

_______________________________________________________________
15/04/2020

Comunicado – sobre testes diagnósticos para COVID-19 no Hemocentro do HCFMB

À respeito da importante consolidação da realização dos testes diagnósticos para detecção do COVID-19 em nosso Complexo Hospitalar, pelo Laboratório de Biologia Molecular do Hemocentro, a Superintendência do HCFMB manifesta-se conforme Comunicado disponível em nosso site, clicando aqui!

______________________________________________________________
08/04/2020

Que tal entrar no time da solidariedade em prol do HC e ainda concorrer a uma camisa autografada do Neymar Jr.?

Faça sua doação agora para a campanha Sem Luta, não há Vitória pelo site www.charidy.com/hcfmb e, a cada R$ 10 doados, você ganha mais uma chance de concorrer a este prêmio! O sorteio será no dia 1º de maio!

Agradecemos ao Jornal Leia Notícias pelo passe de letra em ceder esta camisa para a nossa campanha! Marque um gol de placa para ajudar quem mais precisa: participe!

_______________________________________________________________
03/04/2020

Ser voluntário é mais do que apenas fazer algo sem pedir nada em troca: é servir com o coração! Nestes tempos de pandemia, várias são as formas de ajudar esta missão tão nobre, que é a de salvar vidas!

Nesta sexta-feira, foi dado início à assistência voluntária de médicos do Corpo Clínico do HCFMB, auxiliando os membros do Time COVID no atendimento ambulatorial de casos suspeitos ou confirmados da doença. Em nome dos pacientes beneficiados por este gesto de amor, nossa gratidão a todos os residentes e médicos envolvidos!

Foto: Eliete Soares / FMB

_______________________________________________________________
01/04/2020

O Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Unesp de Botucatu (HCFMB) precisa de doações de leite materno. Devido à pandemia causada pelo novo coronavírus (COVID-19), o BLH apresentou um grande déficit de doações ao longo do mês de março.

A doação de leite humano é segura para o bebê, desde que a mãe esteja bem de saúde. A equipe do BLH realiza todas as medidas necessárias de higienização para fazer a visita domiciliar com segurança para a doadora e, antes de ser distribuído aos pequenos pacientes, o leite materno passa por um processo rigoroso de qualidade.

O leite humano contém nutrientes muito importantes para os bebês internados no HCFMB, principalmente aos prematuros, recém-nascidos com baixo peso ou que tenham alergia a alguma fórmula industrializada. A doação pode ser feita por lactantes que estejam em bom estado de saúde e que não sejam fumantes, usuárias de drogas ou façam uso excessivo de álcool.

Quem tiver interesse em colaborar com o BLH pode entrar em contato pelo telefone (14) 99799 8289. O BLH fornece o kit para a doadora, contendo máscara, touca, vidro esterilizado e folheto com todas as explicações da doação. As doações também podem ser retiradas em domicílio. Seja uma doadora!

_______________________________________________________________
30/03/2020

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) estabeleceu na segunda-feira, 30, em uma reunião com a Prefeitura Municipal, com a Unesp Botucatu e empresas da iniciativa privada um convênio que visa a ampliação dos testes de COVID-19.

Cerca de 20 mil testes serão realizados pelo Laboratório de Biologia Molecular do Hemocentro do HCFMB ao longo de quatro meses. A realização dos testes será iniciada imediatamente nesta terça-feira, 31, prioritariamente em pacientes graves internados no HCFMB e em profissionais da saúde com sintomas gripais. Confira a matéria completa clicando aqui!

_______________________________________________________________
26/03/2020

O G1 Bauru Marília divulgou ontem, 25, a campanha do HCFMB “Sem luta, não há vitória”, que foi lançada para arrecadar materiais essenciais para profissionais da saúde.

É importante destacar que essa iniciativa foi pensada para que, futuramente, não falte nada para os profissionais que estão atuando todos os dias na linha de frente contra o coronavírus. A ideia e a ajuda faz parte de um conjunto de pessoas preocupadas, dedicadas e comprometidas com esta luta. Veja a divulgação clicando aqui!

_______________________________________________________________
25/03/2020

Neste tempo de pandemia do novo coronavírus, o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) lança a campanha Sem luta, não há vitória – Precisamos de você!

A iniciativa visa receber doações em dinheiro e de materiais essenciais para os profissionais de saúde do HC, que estão 24 horas no combate ao novo coronavírus. Saiba mais clicando aqui!

Fizemos um chamado de amor e os primeiros convocados nesta batalha de solidariedade começaram a chegar, trazendo não somente máscaras, aventais, luvas e rolos de TNT, mas todo o seu amor para ajudar o HCFMB na luta contra o COVID-19, e isso não há dinheiro que pague. Confira na nossa página do Facebook!

____________________________________
21/03/2020

O HCFMB não está solicitando doações em dinheiro. Ninguém está autorizado a pedir valores em nome do HC. Nos ajudem a combater as fakenews!

_______________________________________________________________
20/03/2020

Em virtude da pandemia causada pelo novo coronavírus, para aumentar a segurança do doador e evitar aglomerações, o Hemocentro do HCFMB receberá doadores de sangue com agendamento prévio em seu horário normal de funcionamento: de segunda à sexta, das 8h às 16h30 e, aos sábados, das 7h às 12h. Para o agendamento, o Hemocentro disponibiliza aos doadores o telefone (14) 3811-6041 (ramal 240) e o WhatsApp (14) 99667-4356.

Além disso, está sendo liberada a entrada de apenas 10 doadores por vez, a fim de favorecer um ambiente com maior circulação de ar e distanciamento entre pessoas.

O novo coronavírus tem alarmado os doadores de sangue e, por isso, o estoque do Hemocentro está em queda contínua, sendo necessários todos os tipos sanguíneos, mas principalmente o O negativo.

É necessário lembrar que a doação de sangue é segura e não traz riscos ao doador. Mais dúvidas podem ser esclarecidas pelos telefones (14) 3813-6931 ou (14) 3811-6041, ramal 140.

_______________________________________________________________
Uma das medidas mais efetivas para o controle da pandemia do novo coronavírus é o isolamento social e os profissionais da Saúde recomendam que a população fique em casa e circule o mínimo possível!

Mas o HCFMB não pode parar: os diversos setores que compõem o nosso time, sejam assistenciais, administrativos ou de apoio, estão aqui diariamente, unidos para cuidar de quem mais precisa. Por isso, decidimos participar deste movimento e deixar um recado muito importante: Fique em casa!

Veja o álbum completo na nossa página no Facebook!

_______________________________________________________________
18/03/2020

Com o objetivo de garantir estrutura e assistência eficaz no tratamento dos casos de COVID-19, doença causada pelo novo coronavírus, o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) reservou um andar do seu novo prédio dos Ambulatórios de Especialidades exclusivamente para o atendimento de pacientes encaminhados de outros serviços de saúde.

A matéria completa está disponível clicando aqui!


_______________________________________________________________
16/03/2020

Principais medidas para o enfrentamento completo e eficaz da doença COVID-19

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB), autarquia do Estado de São Paulo, tendo em vista as recomendações do Governo do Estado de São Paulo e da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, divulga neste documento as principais medidas para o enfrentamento completo e eficaz da doença COVID-19, causada pelo novo coronavírus.

Estas medidas visam garantir estrutura e assistência eficaz no tratamento dos casos no HCFMB, além do aumento da prevenção à doença entre a população, servidores e principalmente pacientes.

Em reunião realizada pelo Comitê COVID-19 HCFMB na manhã de 16 de março, o HCFMB delibera aos pacientes as seguintes medidas:

– Redução importante nos atendimentos eletivos em todo Complexo Autárquico HCFMB. Esta medida visa proteger pacientes, servidores e público em geral, evitando aglomerações;
– Suspensão dos exames eletivos (laboratoriais, imagens, endoscopias, entre outros); consultas, exames e triagens realizados pelo HCFMB e pelo setor de Convênios;
– Limitação e conscientização das visitas aos pacientes internados – a visita será restrita a uma pessoa por paciente. Esta não pode apresentar sintomas gripais;
– Suspensão de todos os serviços voluntários no âmbito hospitalar.

Cada paciente será informado individualmente sobre suas solicitações e estas medidas valem por tempo indeterminado, até o quadro ser estabilizado.

Dúvidas, por gentileza entrar em contato pelo telefone (14) 3811-6412 ou agendamento.hcfmb@unesp.br;
– Para dúvidas no setor de Convênios, ligue para os telefones (14) 3814-7007 | (14) 3814-7727.

As informações serão atualizadas diariamente e divulgadas pelos nossos canais oficiais de comunicação.

– Clique nas figuras para abrir os arquivos!

Relatório de Atividades “Mais 12 semanas no HCFMB durante a pandemia da COVID-19”, lançado em 18 de setembro


Relatório “12 semanas de COVID-19 no HCFMB”, lançado em 8 de junho

___________________________________________________________

Orientações Nutricionais durante a Pandemia COVID-19 (novo)

___________________________________________________________

Ser Gestante em Épocas de COVID-19

Fluxo de atendimento de casos suspeitos

Orientações aos profissionais de Saúde

Coronavírus – Transparência da informação (05/03/2020)

Boletins Oficiais

2021

Agosto

04/08/2021
03/08/2021
02/08/2021
01/08/2021

Julho

31/07/2021
30/07/2021
29/07/2021
28/07/2021
27/07/2021
26/07/2021
25/07/2021
24/07/2021
23/07/2021
22/07/2021
21/07/2021
20/07/2021
19/07/2021
18/07/2021
17/07/2021
16/07/2021
15/07/2021
14/07/2021

13/07/2021
12/07/2021
11/07/2021
10/07/2021
09/07/2021
08/07/2021
07/07/2021
06/07/2021
05/07/2021
04/07/2021
03/07/2021
02/07/2021
01/07/2021

Junho

30/06/2021
29/06/2021
28/06/2021
Excepcionalmente, não houve boletim no dia 27 de junho.
26/06/2021
25/06/2021
24/06/2021
23/06/2021
22/06/2021
21/06/2021
20/06/2021
19/06/2021
18/06/2021
17/06/2021
16/06/2021
15/06/2021
14/06/2021
13/06/2021
12/06/2021
11/06/2021
10/06/2021
09/06/2021
08/06/2021
07/06/2021
06/06/2021
05/06/2021
04/06/2021
03/06/2021
02/06/2021
01/06/2021

Maio

31/05/2021
30/05/2021
29/05/2021
28/05/2021
27/05/2021
26/05/2021
25/05/2021

24/05/2021
23/05/2021
22/05/2021
21/05/2021
20/05/2021
19/05/2021
18/05/2021
17/05/2021
16/05/2021
15/05/2021
14/05/2021
13/05/2021
12/05/2021
11/05/2021
10/05/2021
09/05/2021
08/05/2021
07/05/2021
06/05/2021
05/05/2021
04/05/2021
03/05/2021
02/05/2021
01/05/2021

Abril

30/04/2021
29/04/2021
28/04/2021
27/04/2021
26/04/2021
25/04/2021
24/04/2021
23/04/2021
22/04/2021
21/04/2021
20/04/2021
19/04/2021
18/04/2021
17/04/2021
16/04/2021
15/04/2021
14/04/2021
13/04/2021
12/04/2021
11/04/2021

10/04/2021
09/04/2021
08/04/2021
07/04/2021
06/04/2021
05/04/2021
04/04/2021
03/04/2021
02/04/2021
01/04/2021

Março

31/03/2021
30/03/2021
29/03/2021
28/03/2021
27/03/2021
26/03/2021
25/03/2021
24/03/2021
23/03/2021
22/03/2021
21/03/2021
20/03/2021
19/03/2021
18/03/2021
17/03/2021
16/03/2021
15/03/2021
14/03/2021
13/03/2021
12/03/2021
11/03/2021
10/03/2021
09/03/2021
08/03/2021
07/03/2021
06/03/2021
05/03/2021
04/03/2021
03/03/2021
02/03/2021
01/03/2021

Fevereiro
28/02/2021
27/02/2021
26/02/2021
25/02/2021
24/02/2021
23/02/2021
22/02/2021
21/02/2021
20/02/2021
19/02/2021
18/02/2021
17/02/2021
16/02/2021
15/02/2021
14/02/2021
13/02/2021
12/02/2021
11/02/2021
10/02/2021
09/02/2021
08/02/2021
07/02/2021
06/02/2021
05/02/2021
04/02/2021
03/02/2021
02/02/2021
01/02/2021

Janeiro
31/01/2021
30/01/2021
29/01/2021
28/01/2021
27/01/2021
26/01/2021
25/01/2021
24/01/2021
23/01/2021
22/01/2021
21/01/2021
20/01/2021
19/01/2021
18/01/2021
17/01/2021
16/01/2021
15/01/2021
14/01/2021
13/01/2021
12/01/2021
11/01/2021
10/01/2021
09/01/2021
08/01/2021
07/01/2021
06/01/2021
05/01/2021
04/01/2021
03/01/2021
02/01/2021
01/01/2021

2020

Dezembro
31/12/2020
30/12/2020
29/12/2020
28/12/2020
27/12/2020
26/12/2020
25/12/2020
24/12/2020
23/12/2020
22/12/2020
21/12/2020
20/12/2020
19/12/2020
18/12/2020
17/12/2020
16/12/2020
15/12/2020
14/12/2020
13/12/2020
12/12/2020
11/12/2020
10/12/2020
09/12/2020
08/12/2020
07/12/2020
06/12/2020
05/12/2020
04/12/2020
03/12/2020
02/12/2020
01/12/2020

Novembro
30/11/2020
29/11/2020
28/11/2020
27/11/2020
26/11/2020
25/11/2020
24/11/2020
23/11/2020
22/11/2020
21/11/2020
20/11/2020
19/11/2020
18/11/2020
17/11/2020
16/11/2020
15/11/2020
14/11/2020
13/11/2020
12/11/2020
11/11/2020
10/11/2020
09/11/2020
08/11/2020
07/11/2020
06/11/2020
05/11/2020
04/11/2020

03/11/2020
02/11/2020
01/11/2020

Outubro
31/10/2020
30/10/2020
29/10/2020
28/10/2020
27/10/2020
26/10/2020
25/10/2020
24/10/2020
23/10/2020
22/10/2020
21/10/2020
20/10/2020
19/10/2020
18/10/2020
17/10/2020
16/10/2020
15/10/2020
14/10/2020
13/10/2020
12/10/2020
11/10/2020
10/10/2020
09/10/2020
08/10/2020
07/10/2020
06/10/2020
05/10/2020
04/10/2020
03/10/2020
02/10/2020
01/10/2020

Setembro
30/09/2020
29/09/2020
28/09/2020
27/09/2020
26/09/2020
25/09/2020
24/09/2020
23/09/2020
22/09/2020
21/09/2020
20/09/2020
19/09/2020
18/09/2020
17/09/2020
16/09/2020
15/09/2020
14/09/2020
13/09/2020
12/09/2020
11/09/2020
10/09/2020
09/09/2020
08/09/2020
07/09/2020
06/09/2020
05/09/2020
04/09/2020
03/09/2020
02/09/2020
01/09/2020

Agosto
31/08/2020
30/08/2020
29/08/2020
28/08/2020
27/08/2020
26/08/2020
25/08/2020
24/08/2020
23/08/2020
22/08/2020
21/08/2020
20/08/2020
19/08/2020
18/08/2020
17/08/2020
16/08/2020
15/08/2020
14/08/2020

13/08/2020
12/08/2020
11/08/2020
10/08/2020
09/08/2020
08/08/2020
07/08/2020
06/08/2020
05/08/2020
04/08/2020
03/08/2020
02/08/2020
01/08/2020

Julho
31/07/2020
*Em 30 de julho, excepcionalmente, não houve Boletim por conta dos ataques criminosos ocorridos na cidade de Botucatu durante a madrugada e da operação policial ocorrida durante todo o dia.
29/07/2020
28/07/2020
27/07/2020
26/07/2020
25/07/2020
24/07/2020
23/07/2020
22/07/2020
21/07/2020
20/07/2020
19/07/2020
18/07/2020
17/07/2020
16/07/2020
15/07/2020
14/07/2020
13/07/2020
12/07/2020
11/07/2020
10/07/2020
09/07/2020
08/07/2020
07/07/2020
06/07/2020
05/07/2020
04/07/2020
03/07/2020
02/07/2020
01/07/2020

Junho
30/06/2020
29/06/2020
28/06/2020
27/06/2020
26/06/2020
25/06/2020
24/06/2020
23/06/2020
22/06/2020
21/06/2020
20/06/2020
19/06/2020
18/06/2020
17/06/2020
16/06/2020
15/06/2020
14/06/2020
13/06/2020
12/06/2020
11/06/2020
10/06/2020
09/06/2020
08/06/2020
07/06/2020
06/06/2020
05/06/2020
04/06/2020
03/06/2020
02/06/2020
01/06/2020

Maio
31/05/2020
30/05/2020
29/05/2020
28/05/2020 (nota sobre leitos COVID)
28/05/2020
27/05/2020
26/05/2020
25/05/2020
24/05/2020
23/05/2020
22/05/2020
21/05/2020
20/05/2020
19/05/2020
18/05/2020
17/05/2020 (Boletim Extraordinário)
17/05/2020
16/05/2020
15/05/2020
14/05/2020
13/05/2020
12/05/2020
11/05/2020
10/05/2020
09/05/2020
08/05/2020
07/05/2020
06/05/2020
05/05/2020
04/05/2020
03/05/2020
02/05/2020
01/05/2020

Abril
30/04/2020
29/04/2020
28/04/2020 (manhã)
27/04/2020
26/04/2020
25/04/2020
24/04/2020
23/04/2020
22/04/2020
21/04/2020
20/04/2020
19/04/2020
18/04/2020
17/04/2020
16/04/2020
15/04/2020
14/04/2020
13/04/2020
12/04/2020
11/04/2020
10/04/2020
09/04/2020
08/04/2020
07/04/2020 (tarde)
07/04/2020 (manhã)
06/04/2020
05/04/2020
04/04/2020
03/04/2020 (noite)
03/04/2020 (manhã)
02/04/2020
01/04/2020

Março
31/03/2020
30/03/2020
29/03/2020
28/03/2020
27/03/2020
26/03/2020 (Boletim Extraordinário)
26/03/2020
25/03/2020
24/03/2020
23/03/2020
22/03/2020
21/03/2020

Galeria de Vídeos

Nenhum momento deixa de ser um momento de fé. No Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB), todo dia é um dia. Em todos, é preciso coragem. É preciso acreditar.

Profissionais que atuam na UTI COVID do HCFMB iniciam seu plantão todos os dias com um momento de oração. Um minuto que renova forças, que reconstrói a fé, que simboliza a luta diária pela vida.

Afinal, esperança é imortal para quem luta.

Mais do que somente uma canção: uma chamada para tocar a sua consciência.

O melhor abraço coletivo é aquele que está guardado para quando tudo isso passar. 

Sim, pois, quando menos esperar: clareou! 

Que em toda humanidade, a começar em cada um de nós, haja mais amor, gentileza, perdão e compreensão… que o distanciamento seja o nosso ponto de união para sairmos desta pandemia muito melhores!

Agradecemos ao grupo Vocal Livre e a todos que, direta ou indiretamente, contribuíram para este momento acontecer!

A rotina dos profissionais de saúde que atuam na linha de frente do combate ao coronavírus no HCFMB está registrada no documentário “Pandemia: um registro pelos olhos do HCFMB”. O filme exibe imagens do dia a dia das equipes de saúde no atendimento a pacientes com COVID-19, revelando os bastidores da batalha contra uma das maiores pandemias já enfrentadas no Brasil.

Que tal uma boa notícia em meio à pandemia do novo coronavírus? Nesta quarta-feira, 8 de abril, uma paciente de 84 anos da cidade de Botucatu, que testou positivo para Covid-19, recebeu alta de nosso HCFMB, sendo aplaudida pela equipe de assistência.
“Com a graça de Deus e com a ajuda de vocês, estou boa e muito feliz de poder voltar para a casa”, afirmou a paciente.
Estas palmas não são somente para uma alta hospitalar, mas também para uma vida salva, para o amor de alguém que voltou para casa!
Veja o vídeo no nosso Facebook e no nosso Instagram!


Confira a matéria do jornal Bom Dia Cidade (TV TEM) de 19 de março sobre o local exclusivo do HCFMB para a avaliação de pacientes com sintomas gripais leves clicando aqui!


O que os profissionais da área da Saúde precisam fazer para se protegerem do novo coronavírus, além de outras doenças respiratórias?

O chefe do Serviço de Infectologia do HCFMB Dr. Alexandre Naime Barbosa apresenta, neste vídeo, as principais formas de prevenção, o fluxo de atendimento de casos suspeitos estabelecido pelo HCFMB e o uso correto dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), principalmente da máscara cirúrgica.

😷Dicas para proteger sua saúde e não tomar um baile da sua máscara! 😁🤭

Nestes tempos de pandemia causada pelo Covid-19, as máscaras se tornaram amigas fundamentais de quem precisa sair de casa para trabalhar ou para frequentar algum serviço essencial, como supermercado ou farmácia, por exemplo.

Seja de tecido, costuradas em casa ou descartáveis, o uso de máscaras em locais públicos e privados é obrigatório em muitas cidades, tornando-se ainda mais importante com o início da flexibilização das atividades comerciais em algumas regiões do Estado de São Paulo a partir de junho.

Mas você sabe realmente como utilizar a máscara de forma correta e segura no seu dia-a-dia, protegendo você e as pessoas que estão ao seu redor? É o que o HCFMB explica neste vídeo!

MUITO PRAZER, ESSES SOMOS NÓS!

Estamos na linha de frente dessa batalha, mas esta luta também é sua!

Neste tempo de pandemia, utilizamos semanalmente cerca de 9.000 máscaras triplas, 300 máscaras N95, 1.500 aventais descartáveis e 120 mil pares de luvas. Em uma rotina normal de trabalho, estas seriam a quantidade de EPIs utilizados em todo o mês.

Faça sua parte: fique em casa e, se puder, contribua com o HCFMB. Sem luta, não há vitória!

“Coragem não é a ausência do medo, mas o triunfo sobre ele.” (Nelson Mandela)

Você pergunta, o HC responde!
Queremos agradecer a todos que enviaram suas perguntas sobre o novo coronavírus pelas nossas redes sociais (Facebook e Instagram) e quem responde as dúvidas é o Dr. Carlos Magno Castelo Branco Fortaleza, médico infectologista do HCFMB e membro do Centro de Contingência do COVID-19 no Estado de São Paulo. Confira!

No dia 5 de maio, lembramos o Dia Mundial de Higienização das Mãos. Se este gesto de cuidado e proteção já era muito importante, nestes tempos de pandemia se tornou fundamental para a prevenção de contágio do novo coronavírus.

A higienização se tornou uma das armas primordiais deste combate, mas você sabe como usá-la de forma correta? É o que o HCFMB mostra nestes dois vídeos:

Higienização das mãos com água e sabão

Higienização das mãos com álcool gel

Você trabalha em lugares que não são diretamente ligados à assistência à Saúde? Quer saber quais são os riscos e como se prevenir do novo coronavírus em seu ambiente de trabalho? Como higienizar suas mãos de forma correta?

O vice-coordenador do Núcleo Hospitalar de Epidemiologia e Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais (NHE/CRIE) do HCFMB Dr. Sebastião Pires Ferreira Filho apresenta algumas orientações importantes sobre este assunto.

O chefe do Serviço de Infectologia do HCFMB Dr. Alexandre Naime Barbosa orienta, neste vídeo, as formas de prevenção da doença, como buscar informações confiáveis sobre a pandemia, fugindo das “fake news”, e o que fazer se apresentar algum sintoma.

O Superintendente do HCFMB Dr. André Balbi esclarece, neste vídeo, boatos relacionados ao coronavírus e o Hospital das Clínicas de Botucatu.

A Diretora de Assistência do HCFMB, Dr.ª Erika Ortolan, explicou, em 17 de março, na primeira edição do Tem Notícias (TV Tem – afiliada Rede Globo) as medidas de redução de atendimento do HC como medida de prevenção do novo coronavírus. Saiba mais clicando aqui!


O Infectologista do HCFMB Dr. Carlos Magno Fortaleza falou no dia 17 de março no programa especial da Globo Combate ao Coronavírus, sobre os aspectos gerais da doença e o uso de máscaras. Confira o vídeo clicando aqui!

Assista ao vídeo da série Sobre Saúde sobre o novo coronavírus, com a médica infectologista Dr.ª Letícia Lastória, coordenadora do Núcleo Hospitalar de Epidemiologia (NHE) do HCFMB.

No combate à pandemia do novo coronavírus, as armas mais eficazes para os profissionais da Saúde, além da prevenção, são a paramentação adequada e a orientação correta para a realização de procedimentos nos pacientes.

Pensando nisso, o HCFMB preparou três tutoriais para o esclarecimento de dúvidas sobre estas situações.

Coronavírus e a Paramentação Adequada - Ventilação Espontânea

Coronavírus e a Paramentação Adequada - Ventilação Mecânica

Procedimento de Aspiração em Sistema Fechado